Abril já tem chuvas acima da média em Santos

Mês registra 262,1 milímetros de precipitação na Cidade, índice superior ao mediano dos últimos 25 anos, de 219,5 mm

Por: Da Redação  -  24/04/19  -  17:14
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos   Foto: Rogério Soares

O verão chegou ao fim, mas as chuvas, típicas da estação, invadiram o outono, fazendo com que o acumulado de chuvas de abril em Santos fique acima da média do mês nos últimos 25 anos.


De acordo com o acompanhamento da Prefeitura, realizado na estação pluviométrica no bairro do Saboó, até a manhã desta terça-feira (23), a Cidade soma um acumulado de 262,1 milímetros. Cada milímetro equivale a um litro de água de chuva sobre uma superfície de área igual a um metro quadrado.


Apesar de estar acima da média pluviométrica da Cidade, que é de 219,5 milímetros, e de ter ultrapassado o índice do ano passado, quando foram contabilizados 210 milímetros, esse não é o índice mais alto de chuvas do período. Em 2017, por exemplo, Santos registrou 356 milímetros. Vale lembrar, o índice atual ainda pode subir, já que o mês não acabou.


Vários fatores


O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Ernesto Alvim, afirma que as chuvas neste período em Santos ocorrem pela junção de vários fatores.


“Temos a presença de frentes frias, o próprio relevo da região, a faixa estreita entre o oceano e a Serra são fatores que favorecem naturalmente a formação de chuva aí”, comenta o especialista.


Outro motivo para a formação das chuvas tem a ver com a temperatura do mar. “Apesar das frentes frias que ocorrem agora não serem fortes, o vento sopra para a costa e o oceano, que está mais quente, oferece mais umidade, o que provoca mais chuva”, explica a meteorologista do Climatempo, Marina Vieira, que acredita que as chuvas, sem intensidade devem seguir até meados de maio.


No inverno


O tempo mais seco é esperado apenas com o início do inverno. De acordo com o Inmet, a tendência para os próximos dias na região, com a presença de uma massa de ar frio, é de que ocorra um aumento de nebulosidade e chuvas fracas.


A meteorologista do Climatempo afirma que, a partir de quinta-feira (25), haverá condições mais estáveis, com predomínio de sol e sem chuva.


Logo A Tribuna
Newsletter