Ação educativa orienta moradores de rua sobre o coronavírus em Santos

Trabalho é realizado pela equipe do Consultório na Rua

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/03/20  -  00:11
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Santos está realizando uma ação educativa e de orientação sobre o novo coronavírus para moradores em situação de rua. O trabalho é feito pela equipe multiprofissional do Consultório na Rua, que conta com uma van adaptada incluindo informações sobre a doença e formas de prevenção.


Durante as atividades do Consultório, caso a equipe atenda alguém com sintomas do novo coronavírus, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) será acionado imediatamente.


Os serviços socioassistenciais também continuam com o atendimento a esse público, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Amador Bueno, 446, Centro. Porta de entrada para a rede socioassistencial do Município, ou seja, os abrigos municipais, no local, as pessoas são orientadas quanto às medidas de higiene e limpeza contra o Covid-19. Ali, também são feitos os encaminhamentos necessários.


O munícipe também pode acionar as equipes de Abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do 0800-177766, que continuam a oferecer atendimento para aqueles que aceitarem. “Pedimos a essas pessoas que liguem no 0800 para que as equipes se dirijam até elas. Se tiverem sintomas da doença, que procurem a unidade básica de saúde mais próxima”, ressaltou a gestora do programa Novo Olhar, Juliana Laffront.


Abrigos


Para evitar a propagação do coronavírus, são adotadas as seguintes medidas nos abrigos municipais, que acolhem principalmente pessoas em situação de rua:


- Orientação pelas equipes especializadas da Saúde quanto às medidas de higiene, limpeza e de encaminhamentos necessários


- Suspensão de qualquer tipo de visita e eventos com público externo


- Portas de entrada dos banheiros devem ser mantidas abertas com todos os suprimentos para higienização e limpeza


- Aparelhos de ar-condicionado não estão permitidos em função da circulação do ar


- O horário de início das refeições será adiantando e o encerramento ampliado para evitar aglomeração


- Higienização e limpeza de todas as áreas reforçadas com as equipes de limpeza


Logo A Tribuna
Newsletter