1ª Feira do Idoso Empreendedor acontece neste sábado, em Santos

Com entrada gratuita, evento chama atenção para a produtividade e a vida dos maiores de 60 anos

Por: De A Tribuna On-line  -  01/06/19  -  00:50
  Foto: Imagem ilustrativa/Moment/Jasmin Merdan

A 1ª Feira do Idoso Empreendedor será realizada neste sábado (1), das 9 às 17h30, no Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias). Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o potencial produtivo do idoso e para a mudança do perfil da população com mais de 60 anos, o evento tem entrada franca. 


Será um dia inteiro dedicado a questões do idoso, discutindo da saúde e bem-estar ao mercado de trabalho desta população, que vem aumentando em todo o mundo de forma significativa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2050, mais de 2 bilhões de pessoas terão mais de 60 anos no planeta. Santos já tem mais de 20% da sua população formada por idosos e, de acordo com o IBGE, o número em todo o Brasil deve dobrar até 2042.


Uma nova realidade dentro do cenário é que essas pessoas estão se lançando empreendedoras, uma vez que muitas precisam criar possibilidades para gerar renda e continuar a atuar profissionalmente.


Prova disso é que a 1ª Feira do Idoso Empreendedor terá 30 expositores, mostrando e comercializando artesanato, produtos alimentícios, moda, produtos de beleza e de higiene pessoal e até viagens para a Terceira Idade.


Programação 


A programação inclui também palestras sobre longevidade, com Ana Bianca Ciarlini, coordenadora de Políticas do Idoso, da Prefeitura de Santos, às 10 horas,  e sobre empreendedorismo, às 11 horas, com Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae-SP.


Além disso, o evento contará com uma mesa-redonda, das 15 às 17 horas, sobre Envelhecer Bem: Cuidados e Desafios, com a participação da professora Angélica Castilho Alonso, da nutricionista Adriana Machado Saldiba de Lima, da biomédica Marta Ferreira Bastos, e da bióloga Priscila Larcher.


O dia terá uma série de atividades físicas, como ioga, tai-chi-chuan, dança flamenca, e prestação de serviço, com aferição de pressão e teste de glicemia, no período da manhã, e oficina de lanche saudável, à tarde. Haverá ainda atividades para crianças e estúdio fotográfico.


“Apesar de o tema central ser o idoso, o evento é aberto a toda a população, que convive com idosos e que vai envelhecer um dia, enfrentando todas as questões que serão colocadas”, destaca a coordenadora do evento, Ana Malvezzi, da São Judas – Campus Unimonte.


Logo A Tribuna
Newsletter