Área do Escolástica Rosa, em Santos, será entregue nesta quarta-feira

Segundo a Santa Casa, que é a dona do terreno no Aparecida, data consta em acordo judicial; contrato acabou em dezembro de 2018

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  31/07/19  -  16:06
  Foto: Rogério Soares/AT

O Centro Paula Souza (CPS) tem que entregar nesta quarta-feira (31), à Santa Casa de Santos, as chaves do terreno em que estão localizados os prédios da Escola Técnica Estadual (Etec) Escolástica Rosa e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Baixada Santista - Rubens Lara. O contrato entre as partes terminou em dezembro de 2018, mas a área não foi liberada.


O diretor administrativo e financeiro da Santa Casa, Augusto Capodicasa, só se pronunciará sobre os planos para os imóveis depois que retomar as unidades. Ele explica que o prazo para a entrega consta em um acordo judicial. O CPS afirma, em nota, que devolverá o terreno, mas não divulga quando. 


“Assim que o Centro Paula Souza entregar os imóveis, a Santa Casa, com toda sua equipe técnica e jurídica, fará uma vistoria, um laudo e então poderemos nos manifestar”. 


Irregularidades 


Em novembro do ano passado, a Santa Casa encerrou o contrato com o CPS - órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado - devido a uma recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT). 


Um laudo da Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador do MPT apontou irregularidades na Etec - tombada pelo patrimônio histórico. Foram identificadas infiltrações e áreas interditadas. Segundo o documento, os problemas colocavam em risco a saúde, segurança e conforto dos trabalhadores e estudantes.


A recomendação do MPT, de acordo com Capodicasa, fez com que o prédio da Etec fosse liberado ao final do ano letivo, em dezembro de 2018, como o acordado. Porém, o terreno continuou sob posse do CPS, que permaneceu na estrutura da Fatec. 
Durante esse período, conforme publicado por A Tribuna em diversas reportagens, a entidade ligada ao Estado informava que mantinha as atividades na Fatec porque não havia fechado um novo contrato de locação. 


Novo endereço


Em março deste ano, apesar do atraso, as aulas da Etec foram retomadas, só que em novo endereço, na Avenida Senador Feijó, 340, no Centro (onde funcionava uma empresa de telemarketing) - são cerca de 1.100 estudantes.


Em nota, a assessoria de comunicação do CPS informa que aproximadamente 1.700 alunos da Fatec vão começar o segundo semestre no mesmo prédio da Etec. As aulas terão início no dia 5 de agosto e todos já foram comunicados. 


“É um local mais moderno e melhor adequado às necessidades dos estudantes, na região central de Santos. O segundo semestre letivo da Etec começou no último dia 23. Em relação ao antigo prédio pertencente à Santa Casa de Santos, o imóvel será devolvido à proprietária”, esclareceu, sem indicar um prazo. 


Logo A Tribuna
Newsletter