Santos tem queda no número de internados, mas região chega aos 1.530 mortos por Covid-19

Três mortes foram confirmadas em São Vicente, que também apura três óbitos cuja causa pode ter sido o coronavírus

Por: Da Redação  -  10/08/20  -  01:16
Atualizado em 10/08/20 - 01:22
Praia de Santos teve movimento moderado neste domingo (9)
Praia de Santos teve movimento moderado neste domingo (9)   Foto: Matheus Tagé/AT

O número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com covid-19 é o menor desde 24 de abril, segundo a Prefeitura de Santos. Ontem, eram 100 doentes, o equivalente a 33% da capacidade disponível. Naquela data, eram 101 pessoas em UTIs, que ocupavam 52% dos leitos então existentes.


O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) comemorou, durante live em redes sociais, o fato de estarem ocupados 26% das UTIs para covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) e 43% na rede privada.  Também mencionou os 9.996 santistas recuperados da doença. “Hoje (ontem) é um dia de muita alegria”, disse.


Para Barbosa, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), a região é “a mais avançada” do Estado no atendimento de requisitos para estar na terceira fase (amarela) do Plano São Paulo, elaborado pelo Governo Estadual para a retomada gradual de atividades durante a pandemia.


“Temos quatro (itens) no (indicador) verde e um no amarelo. É a região do Estado mais avançada. É uma conquista importante, graças ao comportamento da população”, afirmou.


Apesar dos avanços, o prefeito comentou que é preciso ter cautela na reabertura. Mencionou a enquete, aberta pela Prefeitura, para consultar responsáveis sobre a volta das aulas presenciais na rede municipal.


“Não vamos colocar nossas crianças, em hipótese alguma, em risco. Tenho três filhos. Sei exatamente o valor que os pais dão aos filhos e não vou permitir que se coloque em risco a saúde das crianças.” 


Baixada


Com dados atualizados por seis das nove prefeituras da Baixada Santista, a região chegou a 42.272 casos de coronavírus e 1.530 mortos pela doença. Em 24 horas, registraram-se 197 casos novos e quatro óbitos.


Três mortes foram confirmadas em São Vicente, que também apura três óbitos cuja causa pode ter sido o coronavírus.


Em Santos, onde ocorreu a outra morte – a de um homem de 40 anos, ocorrida em 30 de julho –, o total de falecimentos chegou a 497 e é o maior da região. Em 24 horas, a Prefeitura também recebeu a confirmação de mais 150 infectados.


Guarujá, Itanhaém e Praia Grande não enviaram dados até o fechamento desta edição.


Logo A Tribuna
Newsletter