Santos pode ter 48 horas de chuva ininterrupta; há alerta para ressacas

O inverno se despede com chuvas e temperaturas baixas na Baixada Santista

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/09/20  -  10:57
Atualizado em 21/09/20 - 11:12
Chuva intensa e previsão de ressaca no mar marcam final do inverno
Chuva intensa e previsão de ressaca no mar marcam final do inverno   Foto: Antonio Marcos/AT

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral paulistaprovocaárea deinstabilidadena Baixada Santistaatéaquarta-feira (23). Com isso, os dias finaisdo inverno serão marcadoscom chuvas constantes ebaixas temperaturas.Serão mais de 48 horas seguidas de alto índice de precipitação. Uma breve melhora nas condições climáticas começa a ser sentida na quinta-feira (24), quando o sol volta a aparecer, mas entre nuvens.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganheGloboplaygrátis e dezenas de descontos!


Somado a chuva intensa,omar fica agitado. Conforme o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) daUnisanta, são previstas ondas de até 3 metros nesta segunda-feira.Há previsão de ressacas. O estado é de alerta, conforme parâmetros doPlano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos.


“Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos devido à ação combinadadas ondas e da maré acima do normal. Também são esperados alguns impactos nasestruturas urbanas costeiras no município de Santos devido à intensidade e direçãopreferencial das ondas”, alerta o NPH,


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre segunda e quarta-feira,a Baixada Santista segue em alerta para alto volume de precipitação.Nesta segunda, a previsão é que a chuva permaneça ao longo do dia. E os termômetros devem oscilar entre 18º e 20º, em Santos.São esperadasrajadas de ventos pontuais de até 70 km/h.


Segundo a Defesa Civil santista, o índice pluviométrico registrado nas últimas 72 horas foi de38,2 milímetros (com base ao boletim do órgão,divulgado às 7 horas desta segunda). No mês, o acumulado ultrapassou a marca de70,2mm–cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.


Com isso, os morros santistas estão classificados como estado de observação. Essa denominaçãoé acionada quando o nível de chuva está abaixo de 80 mm e não há mudança significativas nas condições climáticas. A Defesa Civil informa quenão houveo registro de ocorrências.


Para terça-feira (22), a instabilidade permanece sobre o litoral paulista. Os modelos matemáticos indicam até 70% de chances de chuvas ao longo do dia. A temperatura não passa dos 19º. O predomínio ainda será de céu nublados e precipitação em vários momentos.


Já o primeiro dia da primavera será de alto volumesde chuvas. A mudança de estação fará com que os termômetros subam de forma pontual. A previsão é que as temperaturas fiquem entre 19º e 22º, com até 40% depossibilidade de precipitação.


O clima apresenta breve melhora a partir de quinta-feira (24), quando o sol reaparece, mas entre nuvens.Os termômetros oscilam entre 20º e 24º. A chuva deve dar uma trégua, com precipitações isoladas ao longo do dia.


As temperaturas voltam a subir, de forma tímida, nos dias seguintes. Para sexta-feira (25), Santos pode registrar até 26º. A elevação nos termômetros continua no fim de semana. No domingo (27), por exemplo, a previsão é de calor, mas com sol entre nuves, e os termômetros com até 30º.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter