Santos escolhe seus conselheiros tutelares

Eles serão responsáveis por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes nos municípios

Por: Da Redação  -  07/10/19  -  17:04
Eleições de conselheiros tutelares ocorreram em outubro
Eleições de conselheiros tutelares ocorreram em outubro   Foto: Sílvio Luiz/ AT

Ainda adolescente, quando morava em Salvador (BA), Damiry Oliveira Rosa precisou do amparo do Conselho Tutelar e encontrou pessoas que a ajudaram a reescrever sua história. Hoje, morando na Vila Mathias, em Santos, a manicure de 22 anos não deixa de votar nas eleições para conselheiro tutelar. 


Neste domingo (6), ela e outras pessoas em Santos saíram de casa, entre 8 e 17 horas, para votar em um dos 80 postulantes na disputa pelos 15 cargos titulares. A Cidade é o maior colégio eleitoral da região. São cinco membros para cada uma das três sedes de conselho tutelar da Cidade (Centro e zonas Leste e Noroeste). 


Segundo Damiry, levantar cedo da cama em pleno domingo de chuva e frio para participar das eleições, o que não é obrigatório, é algo totalmente social.  


“Quando precisei, conversaram comigo, me deram apoio. Entraram em contato com a minha mãe, que foi me buscar. Não me deram apenas aconchego, mas cumpriram a promessa de que iriam me ajudar. Eles realmente mudaram meu futuro”, diz a jovem. 


A manicure conta que sentiu na pele como é importante o trabalho de um conselheiro tutelar. “Deve estar nessa função alguém realmente capacitado. Quantas vezes as crianças são abusadas dentro de casa e, quando procuram ajuda, não conseguem. É realmente muito triste”. 


Votação 


A escolha dos conselheiros tutelares é para o exercício de 2020 a 2023. Ontem, pela primeira vez, a votação aconteceu por via eletrônica. Com isso, o processo eleitoral foi mais rápido. A remuneração bruta mensal do cargo em Santos é de R$ 5.245,49. 


Vale lembrar que conselheiro tutelar é aquele que zela pelos direitos de crianças e adolescentes. Ele ainda pode requerer serviços públicos de saúde, educação, serviço social e previdência, além de representar na Justiça fato que constitua infração administrativa ou penal contra jovens. 


Resultado 


Para saber o nome de cada um dos novos conselheiros de Santos, basta acompanhar a lista completa disponível no site www.santos.sp.gov.br. Nesta terça-feira (8), os 15 candidatos eleitos também terão seus nomes divulgados no Diário Oficial da Cidade. Até as 21h30 de ontem, 45% das urnas tinham sido apuradas. 


Logo A Tribuna
Newsletter