Roubos de veículos diminuem 54% na Baixada Santista em agosto

Comparação é com o mesmo mês do ano passado; furtos de carros e motos também caíram quase pela metade

Por: Maurício Martins  -  26/09/20  -  17:21
Polícia Militar afirma que estratégia de patrulhamento tem diminuído crimes
Polícia Militar afirma que estratégia de patrulhamento tem diminuído crimes   Foto: Arquivo/AT

O número de roubos de veículos caiu 54,3% em agosto deste ano na Baixada Santista, em comparação ao mesmomêsde 2019.Noano passado foram103 roubos,contra47 em 2020. Os dadosforam tabulados por ATribuna.com.br, com base nas estatísticas mensais divulgadasnesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).


A quantidade de carros e motos furtados também caiu quase pela metade: 47,6%, de 256 para 134 nas nove cidades da região.As duas modalidades criminosas foram as que mais tiveram redução no período, porém, outroscrimes tambémaparecem em queda.


A tendência é a mesma de julho, que já haviamregistrado diminuição na criminalidade,conforme ATribuna.com.br publicou no mês passado.Especialistas em Segurançadizem que apandemia decoronavírusajudou a reduzir os índicesde violência em todo o País.


O número de homicídios dolosos (intencionais) foi o único que não caiu em agosto, se manteve estável, com nove casos, assim como no ano passado.Pela violência empregada, o homicídio doloso é o principal termômetro da criminalidade.


Já os estupros tiveram pequeno recuo de 6,6%, de 45 para 42. Vale ressalta que algumas cidades tiveram aumento desse tipo de crime (veja a tabela).Roubos gerais caíram 17,5% (de 1.041 para 859) e furtos foram reduzidos em 22%(de 1.959 para 1.527).


Polícia Militar


Chefe da Divisão Operacional do Comando do Policiamento Militar do Interior Seis (CPI-6), responsável pelo patrulhamentona Baixada Santista e Vale do Ribeira, o majorSidneyAntoniodos Santosacredita que a redução dos crimes não pode ser atribuída só à pandemia, mas ao trabalho policial.


"O que o comando vem fazendo é aplicar o policiamento nos locais de maior incidência criminal. Temos reuniões constantes para direcionar bem nossos efetivos e meios em locaisonde acontecem mais crime e isso tem reduzido os indicadores”, diz ele.


Segundo o major, a análise dos números é rotineira. “O comando tem se preocupado em incentivar os policiais e colocar todos os meios materiais para que opoliciamento se potencialize e preste um melhor serviço à população”.


Produtividade


O trabalho desenvolvido pelas políciasBaixada Santista e Vale do Ribeira, em julho, resultou em611prisões, 443 em flagrante de crimes. No período, aindaforamregistrados191flagrantes de tráfico de drogas,57armasde fogoforamapreendidase 123 veículos furtados ou roubados foram recuperados.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter