Rede de pesca gigante e misteriosa deixa região em estado de alerta

Equipamento está à deriva preso a um pequeno barco e pesa aproximadamente uma tonelada. Órgãos temem pelos perigos ao meio ambiente e embarcações locais

Por: De A Tribuna On-line  -  19/07/19  -  14:06
Fundação Florestal fez alerta sobre rede de pesca fantasma encontrada no mar
Fundação Florestal fez alerta sobre rede de pesca fantasma encontrada no mar   Foto: Divulgação/ Fundação Florestal

Uma rede de pesca de aproximadamente uma tonelada está à deriva na costa do litoral paulista. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) pela Fundação Florestal. O material está ligado à um pequeno barco virado abandonado no mar. De acordo com o órgão, da Secretaria de Meio Ambiente, há risco para embarcações e para a fauna marinha. Ainda não se sabe a origem do objeto nem como ele foi parar no local.  


A rede “fantasma” - nome dado aos materiais de pesca abandonados ou perdidos no mar – foi localizada por uma equipe do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos a aproximadamente 20 quilômetros da orla de Guarujá. O local conta com tráfego intenso de navios, barcos pesqueiros e lanchas de esporte e recreio. 


"Estimo que pese aproximadamente uma tonelada, por conta dos anilhões que são de aço. Verificamos que há muitos peixes presos à rede, que continua 'pescando', pois está à deriva na costa. Um pequeno barco, utilizado na instalação da rede no mar, estava preso a ela", explicou o gestor do parque, José Edmilson Araujo Mello Junior. 


De acordo com o gestor, não foi possível retirar a rede do mar e colocá-la a bordo da embarcação de fiscalização da Fundação Florestal por causa das dimensões e do peso. Também não foram verificados sinais de vítimas de naufrágio ou acidente que pudesse ter ocasionado o desprendimento do material de eventual barco pesqueiro. 


"Informamos a equipe da APA (Área de Proteção Ambiental). Marcamos a coordenada e retornamos no dia seguinte com apoio para tentar retirá-la. Não a localizamos mais, apesar da intensa varredura, e um alerta foi emitido para associações de pesca e outros interessados", declarou José Edmilson. 


Segundo o gestor, há risco para todas as embarcações, principalmente as de menor porte. Para navios, por exemplo, é possível o enrosco no hélice, comprometendo a navegação. "Para a natureza é um risco, sim, pois enquanto ela estiver no mar, qualquer animal poderá ficar preso nela e morrer. Por isso, pedimos que nos avisem caso a localizem". 


A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), por meio da assessoria de comunicação, informou que não foi notificada oficialmente sobre a rede de pesca abandonada, mas que iniciou apuração sobre o caso. Um aviso aos navegantes poderá ser emitido se houver comprometimento à navegação em locais próximos de onde a rede foi localizada. 


Logo A Tribuna
Newsletter