Queixas contra aplicativos de transporte crescem no estado

Reclamações feitas por passageiros no Procon-SP apenas nos seis primeiros meses deste ano superam os registros de 2018 inteiro

Por: Da Redação  -  17/09/19  -  20:49
Uber permitirá gravação de áudio durante viagem
Uber permitirá gravação de áudio durante viagem   Foto: Charles PH/Unsplash

Ao mesmo tempo em que cresce a popularidade dos aplicativos de transporte de passageiros, aumentam também as queixas em relação ao serviço. Só no último semestre, os usuários do estado reclamaram mais do que em todo o ano passado. Conforme o Procon de São Paulo, foram 402 queixas de janeiro a julho deste ano, diante de 262 em 2018.


As principais demandas envolvem cobranças indevidas ou abusivas, serviço mal executado ou não fornecido, além do não pagamento de indenização.


Conforme o Procon-Santos, na cidade, o serviço de forma geral também desagradou um maior número de usuários. Enquanto, em 2018, houve nove reclamações, neste ano, até agora, foram 27.


No município, a Uber lidera com 23 registros, sendo a maioria por cobrança indevida. Depois, vem a 99, com quatro casos, também de cobrança indevida. A Cabify não teve queixas em 2019.


“É importante que o consumidor fique atento às informações disponibilizadas e faça o registro do problema no próprio aplicativo. Eles, enquanto plataforma digital, disponibilizam um canal direto para que a pessoa exponha o que aconteceu em relação à prestação de serviço”, afirma o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.


Caso a situação não se resolva, há a possibilidade de um registro formal junto ao órgão de defesa do consumidor. Para isso, o usuário precisa estar atento às informações oferecidas pelo próprio aplicativo.


Cabify 


A Cabify afirma que a qualidade dos serviços é prioridade em suas operações e que a empresa empenha todos os esforços para garantir um atendimento de excelência por meio de uma seleção rígida de seus motoristas parceiros, além de investimentos em tecnologia.


Caso o cliente precise de suporte, a empresa diz possuir uma central de atendimento que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, no próprio app.


Uber 


Segundo a Uber, em cinco anos, já foram realizadas 2,6 bilhões de viagens no país. “Qualquer tipo de reclamação relacionada pode ser reportada pelo próprio aplicativo. Uma equipe especializada trabalha 24h por dia para ajudar os usuários e fornecer suporte no menor tempo possível”.


Além disso, a empresa utiliza o site consumidor.gov.br como canal para conversa direta entre consumidores e empresas, buscando uma solução para questões de consumo.


99 


A 99 destaca que, apenas neste ano, chegou a mais de 600 cidades, totalizando 1.600 municípios atendidos no Brasil. Por isso, a empresa entende que o número de registros se explica pelo crescimento de seu negócio. Ressalta, ainda, que faz investimentos constantes para chegar a todos os lugares com a mesma qualidade no atendimento.


Quanto aos usuários da Baixada Santista, a 99 afirma que disponibiliza uma central de ajuda no próprio aplicativo e a linha 0300-313242199, além do 0800-8888999, exclusivo para situações graves. Eles funcionam todos os dias, 24h.


Logo A Tribuna
Newsletter