Quatro cidades da Baixada Santista iniciam nova flexibilização neste domingo

Uma das medidas será a reabertura do comércio presencial

Por: Nathália de Alcântara & e Atribuna.com.br &  -  18/04/21  -  13:30
O comércio é um dos setores que voltarão a atender pessoalmente
O comércio é um dos setores que voltarão a atender pessoalmente   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A partir deste domingo (18), Santos, São Vicente, Itanhaém e Peruíbe terão menos restrições e a abertura presencial de setores, inclusive o comércio. Foram mais de 40 dias de portas fechadas para a maioria das áreas. As demais cidades nada informaram até a noite deste sábado (17).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, conforme decreto, todos os estabelecimentos deverão funcionar com limite de 30% da capacidade de público. Restaurantes, lanchonetes e quiosques estão autorizados a atender pessoalmente, todos os dias, das 12 às 20 horas. Bares podem servir refeições ou lanches.


Salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e clínicas de estética poderão atender o público das 10h às 18h.


O acesso à praia continua só para atividades físicas individuais, das 7 às 11 e das 16 às 20 horas. Nada de barracas, tendas, cadeiras, guarda-sóis ou esteiras. Academias também devem seguir esse horário.


O comércio ambulante nas regiões da Orla, Central, Morros e Zona Noroeste pode abrir das 10 às 18 horas. Nas demais regiões, das 12 às 18 horas.


Igrejas e templos podem abrir todo dia, das 6 às 20 horas. Bancos, pessoalmente, de segunda a sexta.


São Vicente


Em São Vicente, o comércio de rua pode ser diário, das 10 às 18 horas. Bares, restaurantes e quiosques, das 10 às 19, com 25% da capacidade.


Academias e hidroginástica não terão horário restrito, mas abrirão com 25% da capacidade e 50% dos equipamentos. Em condomínios, espaços comuns de lazer podem abrir com agendamento, sem aglomeração.


Nas igrejas, até 30% da capacidade. Ambulantes podem atuar das 10 às 18 horas, mas sem barracas, tendas ou cadeiras. Nas praias, apenas atividades físicas individuais.


Shoppings


Praiamar e Miramar, em Santos, abrem das 12 às 20 horas para alimentação e das 14 às 20 para lojas. O Parque Balneário, das 12 às 20 horas. O Brisamar, em São Vicente, com lojas e quiosques das 13 às 19 horas e alimentação das 11 às 19h.


Itanhaém


Em Itanhaém, fica autorizado, a partir deste domingo, o atendimento presencial das 6h às 20h, e com limitação de 30% da sua capacidade o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais, incluindo as galerias e estabelecimentos congêneres; comércio; serviços; consumo local (bares, restaurantes e similares); salões de beleza e barbearias; academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica; atividades religiosas coletivas; e atividades culturais.


A retomada do atendimento presencial ao público em bares, restaurantes e similares e estabelecimentos comerciais em geral, poderá ser realizada sem prejuízo dos serviços de entrega e drive thru e do sistema take away. É proibida a colocação de mesas, cadeiras, bancos e guarda-sóis nos logradouros públicos pelos estabelecimentos.


Também ficam autorizados a funcionar com atendimento presencial, sem limitação de horário e de capacidade, os estabelecimentos que tenham por objeto atividades essenciais.


O funcionamento de hotéis, pousadas e similares também fica autorizado, com limitação de 30% da capacidade total.


O comércio ambulante, fica autorizado a trabalhar nas ruas e na faixa de areia das praias. Porém, fica vedada a utilização de utilizar cadeiras, mesas, bancos e guarda-sóis.


Em Itanhaém também está permitido o acesso à faixa de areia das praias do Município, exclusivamente para a prática de atividades físicas individuais. No município também continua vedado até o dia 30, a realização de eventos esportivos de qualquer natureza, reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, que possam gerar aglomerações.


Peruíbe


Peruíbe decidiu que fica permitido, até o dia 30 de abril, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais entre o horário das 11h às 19h, limitadas à 25% da capacidade de ocupação do local e com respeito aos protocolos sanitários.


Também ficam permitidas as celebrações religiosas coletivas, limitadas à 25%. Já o atendimento presencial ao público em restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias e atividades culturais, das 11h às 19h, também limitadas à 25% da capacidade.


As academias poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h, com a mesma limitação.


No município, os quiosques da orla da praia bem como os boxes da Praça Ambrósio Baldim e os ambulantes poderão adotar o sistema de entrega a domicílio, drive-thru ou retirada no estabelecimento comercial.


Já os estabelecimentos que tenham por objeto atividades essenciais somente poderão operar na modalidade de retirada no local até 23 horas e de drive thru ou entrega em domicílio sem restrição de horário.


Logo A Tribuna
Newsletter