Quase mil toneladas de lixo são retiradas da praia no feriado prolongado

Balanço feito por ATribuna.com.br indica apenas Guarujá registrou quase a metade de todo o detrito que se acumulou na faixa de areia

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/10/20  -  22:08
Guarujá foi a localidade regional que mais contabilizou lixo recolhido
Guarujá foi a localidade regional que mais contabilizou lixo recolhido   Foto: Matheus TAgé/AT

O volume de turistas e moradores que aproveitaram o feriado prolongado nas praias da região pode ser medido pela quantidade de lixo retirado da faixa de areia. Apenas nas cidades centrais da Baixada Santista, as equipes das prefeituras registraram um acréscimo de 80% superior a um final de semana comum. Quase mil toneladas de detrito foram retiradas da orla, conforme apurado por ATribuna.com.br


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O levantamento mediu a quantidade de lixo retirado da orla entre sexta (9) e segunda-feira (12). E mostra que Guarujá foi a localidade regional que mais contabilizou lixo recolhido. Nos quatro dias, foram recolhidas 421,66 toneladas de resíduos sólidos nas praias do município. Trata-se de uma distorção de quase 22% na comparação com o final de semana anterior. Entre os dias 2 e 5 de outubro, as equipes de limpeza retiraram 332,46 toneladas de lixo nos mesmos locais.


Praia Grande aparece na sequência, com a retirada de 253,1 toneladas de resíduos. No último final de semana comum, a média é de recolhidas cerca de 105 toneladas. “A orla (faixa de areia e calçadão) é limpa diariamente, duas vezes ao dia, pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos. Além disso, ao longo de todo o dia, servidores ainda realizam varrições no calçadão e esvaziamento das lixeiras”, informa a administração, por meio de nota. 


Já os pouco mais de sete quilômetros de faixa de areia santista resultaram no acúmulo de 158,53 toneladas de detritos. Uma semana antes, esse volume foi de 80,56 toneladas. 


Em São Vicente, as equipes da zeladoria municipal recolheram um total de 100 toneladas de resíduos produzidos durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Do total, 40% foram retiradas da orla de São Vicente somente nesta terça-feira (13).  


Das outras 60 toneladas, 35 foram recolhidas na segunda (12), e 25, no domingo. Todo lixo contabilizado foi produzido pelos banhistas no dia anterior à coleta. Em um dia de final de semana comum, fora da temporada, o recolhimento médio diário na faixa de areia é de 15 toneladas, tanto no domingo quanto na segunda-feira posterior.


A cidade de Bertioga retirou 62 toneladas de lixo entre os dias 10 e 12. O valor é maior que o dobro registrado no fim de semana anterior, que registrou 28 toneladas entre os dias 3 e 5, conforme dados da Secretaria de Serviços Urbanos.


Litoral Sul


Em Mongaguá, de acordo com a Diretoria Municipal de Serviços Externos, foram coletadas 15 toneladas de lixo durante o fim de semana prolongado, o que representa um aumento de 50% em comparação a média de dias comuns.


A prefeitura de Peruíbe informou que não há controle semanal e que a contagem é feita somente no fim do mês, quando é enviado o relatório de pesagem. Itanhaém não divulgou os números até a publicação desta reportagem.


Logo A Tribuna
Newsletter