Quase 34% do público alvo da Baixada Santista ainda não fez a biometria

Restando um mês para o fim do prazo, recadastramento é obrigatório em quatro cidades da região

Por: Da Redação  -  19/11/19  -  19:01

A um mês do fim do prazo para o recadastramento obrigatório dos pouco mais de 278 mil eleitores da Baixada Santista que devem fazer a biometria para a votação de 2020, 94.164 deles, o equivalente a 33,84%, ainda não foram aos cartórios fazer a coleta das digitais.


Eles são das cidades de Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Nesses quatro municípios, o cadastramento das digitais é obrigatório para o pleito do ano que vem e deve ser feito até o dia 19 de dezembro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o cadastro biométrico está abaixo do esperado na região.  


Cubatão é a cidade que tem o maior número de eleitores que ainda precisam realizar a biometria: 39,81% do total de votantes. Depois, vêm Peruíbe (33%), Itanhaém (30,22%) e Mongaguá (28,84%).


Punições 


Quem não fizer o cadastramento biométrico no prazo corre o risco de ter o título cancelado e não poder votar em outubro do ano que vem. Além disso, o eleitor pode ser impedido de ter passaporte, ser empossado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo Governo.


Ainda de acordo com o TRE-SP, o eleitor deve fazer o cadastro da biometria no cartório eleitoral do município do seu domicílio. 


E onde não é obrigatório?  


É possível fazer o cadastro biométrico também nas cidades em que ainda não há a obrigatoriedade. Basta agendar o atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br. Aliás, a Justiça Eleitoral recomenda que estes eleitores já façam o cadastramento, ainda que não seja necessário agora, para que evitem as filas que costumam se formar quando há a obrigatoriedade.


Onde ir 


> Cartório de Cubatão (119ª Zona Eleitoral): Rua Bahia, 67, na Vila Paulista, próximo à Praça Princesa Isabel.


> Cartório de Itanhaém (189ª ZE): Rua Professora Dinorah Cruz, 71, Centro, próximo ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.


> Posto de atendimento em Mongaguá (administrado pela 189ª ZE): Avenida Marina, 742, no Centro, próximo aos Correios.


> Cartório de Peruíbe (295ª ZE): Ruados Pescadores, 85, no Centro, próximo à Praça Ambrosio Baldin.


Logo A Tribuna
Newsletter