Procon se depara com problemas em pet shops

Ausência de informação sobre data de validade de rações gera preocupação

Por: Da Redação  -  08/09/20  -  22:18
Ausência de informação sobre data de validade de rações gera preocupação
Ausência de informação sobre data de validade de rações gera preocupação   Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Falta de clareza referente à informação de preço dos produtos, o que pode levar o consumidor a erro, e ausência de informação sobre data de validade de rações. Estes foram os principais problemas encontrados em pet shops da região por equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP, em parceria com os Procons municipais. As cidades visitadas foram Praia Grande, Santos e São Vicente.


O objetivo da medida, realizada na segunda quinzena de agosto, foi verificar se os estabelecimentos estavam cumprindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em Santos, foram fiscalizados sete comércios do tipo, informa o coordenador municipal do Procon, Rafael Quaresma. Falta de preço nas mercadorias e de informação clara para o público chamaram a atenção em quatro deles.


“Voltaremos em 60 dias para verificar se as lojas se adequaram às medidas, caso contrário, elas poderão ser multadas”.


Em Praia Grande, os fiscais também verificaram problemas em três dos oito estabelecimentos fiscalizados. Entre as dificuldades, ausência de informações claras sobre preços e data de validade e não disponibilidade de leitor ótico para consulta, em alguns casos.


Situação semelhante ocorreu em São Vicente, onde as equipes também registraram problemas com produtos sem preço e sem data de validade em metade das seis lojas visitadas, disse a coordenadora do Procon vicentino, Rosely Névola.


“Não tivemos autuações, mas deixamos notificações para que os comerciantes se adequem. Ao consumidor, a dica é ficar atento, em especial, ao prazo de validade. Uma ração vencida pode prejudicar o animal”.


Logo A Tribuna
Newsletter