Presidente da Uvebs demonstra otimismo em pleito por cadeira no Condesb

Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB), diz que recebeu 'feedback positivo' dos secretários estaduais e do presidente do conselho

Por: De A Tribuna On-line  -  16/03/19  -  09:03
Representantes da Uvebs marcaram presença em reunião do Condesb
Representantes da Uvebs marcaram presença em reunião do Condesb   Foto: Marcella Lima

O presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB), demonstrou otimismo com o pleito do grupo por um lugar dentro do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).


O parlamentar praiagrandense protocolou o pedido na última quarta-feira (13), durante reunião do conselho na sede da Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista, em Santos. A ideia é permitir que a entidade que representa o Legislativo das nove cidades também tenha direito a voz nas discussões regionais.


Betinho conversou com o novo presidente do Condesb, o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Antonio Vinholi, e com o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Marcos Campagnone. A avaliação é de que o saldo foi positivo.


“Recebemos um feedback bastante positivo, tanto dos secretários quanto do novo presidente do Condesb, que deu total apoio”, ressaltou o emedebista.


Para o vereador, agora, o momento é de perseverar. O parlamentar acredita que o cenário está favorável para a inclusão da Uvebs no Condesb.


“Dos nove prefeitos atuais, oito já foram vereadores, portanto, conhecem a importância da função. O prefeito Luiz Maurício, por exemplo, está no primeiro mandato e exercia a função de vereador quando foi candidato ao Executivo em 2016”, comparou.


Em entrevista para A Tribuna On-line, Luiz Maurício já havia classificado a iniciativa da Uvebs como "extremamente importante".


Exemplos


O presidente da Uvebs destacou que um indício positivo, que leva a crer que há possibilidade da inserção do órgão nas reuniões do Condesb, é o que já ocorre no Vale do Ribeira. Na região, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) e a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) trabalham em conjunto, por meio de um “Parlamento Regional”, que inclui representantes das Câmaras Municipais das 24 cidades do Vale.


A Uvebs ainda conta com o apoio do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), que, na ocasião da posse de Betinho como presidente, manifestou-se de maneira favorável à inclusão de uma cadeira para a entidade. 


Logo A Tribuna
Newsletter