Universitários vão auxiliar no plano de vacinação contra a covid-19 em Praia Grande

A previsão de início da vacinação, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, será em 25 de janeiro

Alunos de universidades e escolas técnicas da Baixada Santistas darão suporte no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 em Praia Grande. Um acordo com as instituições de ensino foi firmado a fim de destinar estudantes da área de saúde para colaborar nas ações de imunização dos grupos prioritários. A expectativa é que a ação tenha início a partir do dia 25 de janeiro.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A estratégia ficou definida nesta terça-feira (12), em reunião técnica com gestores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município e representantes das Escolas Técnicas da Cidade, El Shaday e Biotec, e das universidades da Região, Fals, São Judas, Unimes, Unisantos e Unaerp. 

As duas escolas técnicas colocaram à disposição 200 estudantes do curso técnico de enfermagem para colaborar nos polos de vacinação. “São alunos que já estão preparados para atuar e necessitam cumprir suas horas de estágio para se formar, em contrapartida, o Município necessita nesse momento de todo o apoio possível. Desta forma, a parceira será muito boa para todos”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesap, Bruna Renó.  

A dirigente acrescenta ainda que os alunos estarão sempre acompanhados de supervisores em todas as suas ações. 

As universidades também se colocaram à disposição para participar da campanha e se comprometeram a enviar à Secretaria de Saúde Pública um documento especificando as maneiras de colaboração. Uma nova reunião será agendada para a próxima semana para definição dos detalhes. 

Além dessas parcerias, o Município prepara um edital de contratação temporária de profissionais de saúde para atuarem nos polos de vacinação e/ou locais onde houver necessidade. Todos os colaboradores passarão por capacitação junto ao Núcleo de Educação Permanente da Sesap. 

A previsão de início da vacinação, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, será em 25 de janeiro. 

Plano Municipal de Vacinação  

Segundo a administração de Praia Grande, o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 está em fase final de desenvolvimento. A prefeitura destaca que equipes da Saúde passam por capacitação.  “Durante a semana serão realizadas visitas técnicas em equipamentos públicos que possam abrigar os polos de vacinação”, informa por nota. 

Em reunião realizada na segunda-feira (11), a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), ressaltou a importância da integração de todas as pastas nas estratégias de vacinação. “É um momento de união de forças, de conexão entre todas as secretarias em função de um bem maior. Vamos trabalhar juntos, de maneira colaborativa, para vencermos o coronavírus”, disse. 

Tudo sobre: