EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

23 de Agosto de 2019

Troca de experiências marca abertura da 9ª Jornada Pedagógica de Praia Grande

Docentes assistiram às oficinas concorrentes ao Troféu Prêmio Professor

O primeiro dia da 9ª Jornada Pedagógica, que aconteceu em Praia Grande na última quinta-feira (7), foi marcado pela troca de experiências. Cerca de 1.600 professores puderam assistir às 20 oficinas ministradas por docentes que concorrem ao Troféu Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso.

O evento ocorreu na Escola Municipal Carlos Roberto Dias, no bairro Boqueirão. Participantes também puderam acompanhar a palestra ministrada pelo Grupo de Pesquisas da Faculdade de Educação da USP (Feusp), realizada na E.M. São Francisco de Assis.

A professora Brunna Amício da Silva, que atua na E.M. Carlos Roberto Dias, está entre os 20 concorrentes ao Troféu Prêmio Professor. Com o tema “Mulheres Extraordinárias Pelo Mundo”, a docente trabalhou com os alunos mulheres que foram importantes para a história, e que, de certo modo, não receberam a valorização que mereciam, mas que contribuíram para a sociedade em sua época.

Entre as mulheres destacadas por Brunna Amício, estavam Anne Frank, Malala, Carolina de Maria de Jesus e Chiquinha Gonzaga. Ela ressalta a importância de estimular o lado crítico dos alunos, e fazer um resgate histórico de personagens emblemáticas.

Há cinco anos atuando na rede, a professora de Inglês Renata Gonçalves Magalhães estreou nesta edição concorrendo ao Troféu Prêmio Professor ao ministrar a oficina “Ícones do Rock”. Realizado em 2018 com alunos da E.M. João Gonçalves, o projeto propôs o resgate de personalidades que marcaram os anos 60 e 70 no rock mundial, fazendo uma intertextualidade com a disciplina.

De acordo com Renata Magalhães, o grande destaque do projeto ficou por conta do envolvimento dos alunos.