Reunião aborda conscientização para evitar descarte incorreto de lixo e entulho em Praia Grande

Participaram do encontro o prefeito Alberto Mourão (PSDB), secretários e gestores municipais, além de representantes de associações dos bairros Antártica e Tupiry

Por: De A Tribuna On-line  -  10/05/19  -  02:03

A Prefeitura de Praia Grande realizou uma reunião (8) para debater a importância de conscientizar a população sobre o descarte incorreto de entulho e lixo no munícipio. Este tipo de comportamento é visto como um grave problema pela administração municipal.


Participaram do encontro o prefeito Alberto Mourão (PSDB), secretários e gestores municipais, além de representantes de associações dos bairros Antártica (loteamento São Jorge) e Tupiry (Caieiras). A atividade integra a programação do projeto Cidade Total.


Durante o debate, Mourão procurou demonstrar para os participantes que manter a cidade limpa é um dever de todos. O 
chefe do Executivo cobrou uma postura diferenciada dos líderes de bairros, profissionais da Educação e Saúde. A ideia é que eles possam atuar como multiplicadores de informações. 


“Praia Grande está vivendo um momento ímpar, urbanizada, gerando empregos mesmo na crise e com uma perspectiva muito positiva para o futuro com a chegada de grandes empreendimentos na cidade. Fora isso, o município chegará a 100% de coleta e rede de tratamento de esgoto até 2023, além de ter sua totalidade de ruas pavimentadas. Agora estamos perseverando nos ajustes e aprimorando os serviços. Mas é fundamental que a população colabore com as ações, exerça a cidadania e desperte para essa consciência coletiva”, disse o prefeito praiagrandeense. 


O tucano ainda comentou que umas das principais demandas dentro do programa Cidade Total diz respeito ao descarte incorreto de entulho e lixo. A ação já visitou o Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia e Antártica (loteamento São Jorge). 
Apenas nesses quatro primeiros bairros, foram recolhidas 1.330 toneladas desses materiais. Somente na Vila Sônia foram mais de 500 toneladas.


“No dia 17 de maio vamos iniciar de forma oficial a ampliação do serviço de coleta seletiva da cidade. O número de caminhões destinado a este serviço será dobrado. A coleta seletiva passará a operar nos mesmos dias da domiciliar, passando meia hora antes para recolher os materiais recicláveis. É preciso que a população também apoie este trabalho que beneficiará as duas cooperativas existentes na Cidade gerando renda para cerca de 100 famílias. No futuro, com o aumento da reciclagem, existe a possiblidade de criação de mais uma ou duas cooperativas”, comentou Mourão.

Ainda na reunião foram transmitidas informações aos participantes sobre o desenvolvimento do Cidade Total. Um material especial com fotos e dados foi apresentado e entregue.

“Todos temos que nos comprometer em mudar esta situação. Cada um deve fazer a sua parte. Vou conversar com meus familiares, vizinhos e todos da comunidade. É hora de agir. A Prefeitura está fazendo sua parte, não podemos falhar”, declarou a líder comunitária do Caieiras, Maria Regina dos Santos Moraes, conhecida como ‘Maria do Caieiras’.


"Temos que conversar com cada um. A quantidade de bueiros entupidos por causa da sujeira jogada nas ruas e que vem sendo encontrado no Cidade Total é inadmissível. Praia Grande não merece isso. É nossa função colaborar de alguma forma para mudar isto", disse o presidente da ONG Projeto Criança Feliz, do Bairro Antártica, Mário Sérgio Ferreira.   

Cidade Total


O programa Cidade Total conta com trabalhos voltados a manutenção, cidadania, conscientização e soluções de demandas apontadas pela própria população. Segundo a Prefeitura de Praia Grande, todas as regiões do município receberão o programa.


Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.  


Logo A Tribuna
Newsletter