EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

17 de Agosto de 2019

Réptil exótico da Oceania é achado dentro de encomenda em Praia Grande

Animal estava em um pacote e foi encontrado por funcionários dos Correios

Um réptil exótico foi encontrado dentro de uma encomenda em uma agência dos Correios em Praia Grande, na tarde de quinta-feira (8). O animal era uma lagartixa-de-crista (Correlophus ciliatus), conhecido como Crested gecko, originário da Nova Caledônia, na Oceania.

Funcionários dos Correios perceberam que o pacote em questão fazia barulho ao ser manuseado. Ao abrirem, viram que se tratava de um réptil exótico, e acionaram o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM).

"Eles [funcionários do Correios] estranharam o fato de haver barulho dentro da caixa. Quando a equipe abriu a encomenda, identificou o Crested gecko, um tipo de réptil exótico comumente comercializado no mercado clandestino de pets", afirmou Fábio Rogério Marques, inspetor do Grupamento Ambiental.

O animal foi levado para a AIUKÁ, entidade parceira da GCM que presta consultoria ambiental, para suplementação. Na sexta-feira (9), o réptil foi encaminhado ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão.

Dados sobre a encomenda, no que diz respeito ao remetente e ao recebedor do pacote, foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Praia Grande para registro de um boletim de ocorrência.

Espécie

A lagartixa-de-crista, conhecida como Crested gecko, é originária da Nova Caledônia, arquipélago da Oceania, exatos 13.927 km de Praia Grande. A espécie foi considerada extinta, até ser redescoberta em 1994.

O animal é de pequeno tamanho, chegando ao máximo de 20 cm, incluindo a cauda. É costumeiramente de hábitos noturnos, e normalmente se alimenta de grilos e pequenas quantidades de frutas.