Prefeita de Praia Grande pede 'calma' após mais de 5 mil serem vacinados na cidade; VÍDEO

Cidade recebeu cerca de 10 mil doses da Coronavac e segue campanha de vacinação de acordo com agenda do estado

Por: Thiago D'Almeida  -  10/02/21  -  13:48

Praia Grande já recebeu cerca de 10 mil doses da Coronavac, a vacina contra o coronavírus, e mais de 5 mil pessoas foram vacinadas. A equipe de A Tribuna conversou com a prefeita da cidade, Raquel Chini (PSDB), com o secretário de saúde, Cleber Nogueira, profissionais da área e também com pessoas que receberam a primeira dose. Confira na videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A prefeita de Praia Grande acredita no processo de vacinação e pede calma aos cidadãos que não se enquadram nos grupos prioritários no momento: idosos acima dos 90 anos e profissionais da saúde.


“Acredito que a gente venha numa frequência melhor da entrega das vacinas para imunizar toda a população”, disse Raquel. “A expectativa é que a gente receba essas doses [do governo do estado de São Paulo] e que as pessoas venham com calma, aguardem a sua vez e não fiquem nessa ansiedade. Eu também estou ansiosa. Mas não podemos atropelar a cronologia do estado. Vai ter vacina para todo mundo”.


Vacinação tem seguido critérios estabelecidos pela priorização em Praia Grande
Vacinação tem seguido critérios estabelecidos pela priorização em Praia Grande   Foto: Thiago D'Almeida/AT

O secretário de saúde forneceu os dados de recebimento da vacina e também explicou como funciona o critério de priorização.


“Atualmente, temos cerca de 10 mil doses e já vacinamos mais de 5 mil pessoas seguindo o critério estabelecido pela priorização”, relatou Nogueira. “Quando a gente fala de profissionais da área da saúde, são até os fisioterapeutas, farmacêuticos, autônomos, entre outros, não necessariamente apenas aqueles que estão na ‘linha de frente’”.


O que um idoso com 90 anos ou mais precisa fazer para ser vacinado? A enfermeira Elisabete Rosa explicou o processo: “Recomendamos que eles preencham o site ‘Vacine-se já’, mas, caso não consigam, tudo bem. Eles precisam trazer um documento com foto e o CPF. São encaminhados até a mesa onde conferimos os dados e passamos para a carteirinha de vacinação. Depois disso, serão vacinados e, no final, orientamos para o retorno em três semanas para a segunda dose”.


Os já vacinados estão mais tranquilos após receberem a primeira dose e contaram um pouco sobre a experiência, como a idosa Ondina Orelhana, que detalhou o sentimento. “Não estava ansiosa, mas um pouco receosa enquanto não chegava, é claro, afinal, na minha casa somos três pessoas [do grupo] de risco”.


Já profissional da área da saúde Leticia Banghara fez questão de ressaltar a importância da prevenção no cotidiano mesmo após ser vacinada. “A gente se sente um pouco mais seguro, mas não podemos deixar de nos cuidar”.


Prefeita revelou ansiedade, mas disse que não se deve atropelar a cronologia do estado
Prefeita revelou ansiedade, mas disse que não se deve atropelar a cronologia do estado   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Logo A Tribuna
Newsletter