Praia Grande tem as melhores notas do Ideb na Baixada Santista

Rede municipal de ensino registrou notas 6,5 e 5,5, respectivamente, nos anos iniciais e finais

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/09/20  -  21:45
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados
Rede municipal de Praia Grande conta com mais de 55 mil alunos matriculados   Foto: Divulgação/Felipe França

A rede municipal de ensino de Praia Grande obteve as melhores avaliações regionaisconforme os parâmetros do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).As notas doÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo à 2019,divulgadas peloMinistério da Educação (MEC), sinalizam que cidade apresenta evolução no setor.


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Conforme o MEC, a rede municipal praia-grandenseregistrounotas6,6 paraanosiniciais e 5,5 paraos anosfinais do Ensino Fundamental.Trata-se da mais elevada entre as nove cidades da Baixada Santista.


O desempenho apresentado pelos alunos dosanosiniciais foi superioràmetaestabelecida pelo MEC para 2021 à rede praia-grandense. Com a nota de 6,6,a cidade ficou 0,2 acima dameta prevista para a próxima edição do Ideb (estimado em 6,4 pontos).


Comparando aperformance dos estudantes praia-grandensescom as notas relacionadas à prova anterior novo resultado satisfatório. Em 2017, Praia Grande atingiu a marca de6,4, uma evolução de 0,2 para 2019.


Na comparação com as demais cidades da Baixada Santista, Praia Grande garante anota mais alta com 6,6 para anos iniciais. Bertioga apresenta o segundo melhordesempenho ao alcançar a marca de 6,5 pontos, ficando 0,7 acima da meta que era de5,8. Logo após vem Itanhaém com o resultado de 6,2, 0,1 a mais do que odeterminado como meta pelo MEC.


Nos anos finais, Praia Grandetambém lideram com a nota de 5,5. Logo após, Itanhaém e Guarujá apresentarama marca de 5,4. Entretanto, mesmo com evolução, a Cidade ficou 0,4 pontos abaixoda meta estabelecida pelo Ministério da Educação para esse segmento, que era de5,9.


Educação


Segundo a administração municipal, o resultado é fruto “doconstante investimento eminfraestrutura de qualidade para a área da Educação, principalmente em tecnologiacomo as lousas digitais” que “propiciam bom nível deaprendizado aos alunos”.


A prefeitura indica aindaacapacitação dos docentes e incentivo paraque os profissionais“continuem a aperfeiçoar o conhecimento, bem como, aparticipação dos estudantes em competições nacionais, também estão influenciandono desempenho positivo do Município”.


Já aSecretariaMunicipalde Educaçãodestaca a reformulação do material pedagógico, comoapostilas econteúdo.“Outros aspectos como as avaliações institucionais internas realizadas a cada trêsmeses, a análises sistêmica dos dados informativos das escolas e o intensotrabalho no combate a diminuição da evasão escolar também são destaques”, informa em nota.


Histórico


O IDEB é o principal indicador utilizado pelo MEC e pelo InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliaçãoda qualidade da Educação no País. Criado em 2007, baseado em uma escala que vai dezero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade daeducação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa eMatemática.


O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos noCenso Escolar, e média de desempenho nas avaliações do Inep, Saeb e Prova Brasil.A série histórica de resultados do IDEB se iniciou em 2005, a partir de quandoforam estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas peloPaís, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.


A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, paraque o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização paraCooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significaprogredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensinofundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.


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