Praia Grande segue com obras de revitalização da Avenida do Trabalhador

Obras são estimadas em R$ 27,8 milhões; equipes instalam rede de drenagem e guias no Bairro Glória

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/05/20  -  19:59
Obras são promessas de melhoria na mobilidade de bairros de Praia Grande
Obras são promessas de melhoria na mobilidade de bairros de Praia Grande   Foto: Divulgação/PMPG

A Prefeitura de Praia Grande segue com obras de modernização da Avenida do Trabalhador, um dos principais corredores viários da cidade. As intervenções estão concentradas nas imediações do Bairro Glória, com a instalação de rede de drenagem e colocação de guias e sarjetas.   


Segundo o setor de Obras Públicas (Seop), os trabalhos incluem a revitalização de 2,5 quilômetros de vias, beneficiando os bairros Antártica (já entregue), Vila Sônia, Glória e Sítio do Campo. Avaliadas em R$ 27,8 milhões, as obras visam otimizar o fluxo de veículos no trecho. 


“Com o aumento populacional nestes bairros e especialmente do comércio ao longo desta via, o tráfego de pedestres, ciclistas e de veículos, seja de passeio, caminhões ou de transporte coletivo aumentou, tornando necessária a revitalização e reestruturação viária. Esta obra é muito importante para a continuidade do desenvolvimento de todos os bairros localizados no entorno da Avenida do Trabalhador”, explica a titular da pasta, Eloisa Ojea.  


A nova infraestrutura viária facilitará o tráfego de pedestres, de veículos, inclusive o transporte coletivo, e bicicletas, garantindo um trânsito ordenado e com maior segurança. O trecho do Bairro Antártica das obras, que vai da Rua Alcino Vicente Leal até a Avenida Sérgio Gregório (cerca de 900 metros), além da Praça Araújo Porto Alegre, foram entregues oficialmente em janeiro, dentro da programação comemorativa alusiva aos 53 anos de emancipação político-administrativa da cidade.  


O projeto de revitalização da Avenida do Trabalhador prevê diversas ações: além nova rede de drenagem, que terá maior capacidade de captação das águas pluviais, a via terá trechos duplicados, ganhando ainda ciclovia, ciclo-faixas e calçadas urbanizadas. O sistema projetado propõe, além da readequação das faixas de rolamento, substituição do pavimento asfáltico e sinalização viária horizontal.   


As calçadas estão sendo requalificadas uniformizando o acabamento e acessibilidade, bem como a adequação dos locais de pontos de parada do transporte coletivo, proporcionando maior conforto aos usuários na espera, no embarque e desembarque dos ônibus. Complementando as ações, as ruas Alcino Vicente leal, Maria Peres, Ernesto José Guerra, Pedro Baptista Menezes, José da Costa Monteiro, Antonio Cândido da Silva, Roberto Santos e Edila Amazonina Rodrigues Santos terão trechos pavimentados. 


“Estamos tomando todos os cuidados para que os trabalhos causem um mínimo de transtorno e pelo menor tempo possível. Teremos alguns trechos que serão fechados para o trânsito em função dos trabalhos e onde deverão ser feitos desvios. Vamos trabalhar para minimizar os problemas, mas pedimos a compreensão de todos. São ações temporárias. Com certeza os benefícios que as obras trarão compensarão e perdurarão por muito tempo”, finalizou a titular da Seop. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter