Praia Grande registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Segundo a Secretaria de Saúde, homem viajou para a Europa e passou por países como Itália e Espanha, tendo retornado ao Brasil na última segunda-feira

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/02/20  -  15:17
Jovem de 20 anos foi resgatado e encaminhado ao Hospital Irmã Dulce
Jovem de 20 anos foi resgatado e encaminhado ao Hospital Irmã Dulce   Foto: Arquivo/Nirley Sena/AT

Praia Grande registrou, nesta quinta-feira (27), o primeiro caso suspeito de Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela prefeitura. Segundo a administração municipal, foram colhidas amostras de sangue - que já foram enviadas para análise - de um paciente.


O homem foi atendido no Hospital Irmã Dulce e, posteriormente encaminhado para isolamento residencial. Segundo a Secretaria de Saúde de Praia Grande, ele viajou para a Europa e passou por países como Itália e Espanha, tendo retornado ao Brasil na última segunda-feira (24).


No início da tarde desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Praia Grande emitiu nota sobre este e mais outros três casos envolvendo moradores da cidade; confira a íntegra.


A Prefeitura de Praia Grande informa que, na manhã desta quinta-feira (27), foi atendido no Hospital Municipal Irmã Dulce um caso suspeito de covid-19, conhecido popularmente como coronavírus. Importante destacar que o paciente está bem, foi medicado com uso de Tamiflu e encaminhado para isolamento domiciliar.


Trata-se de um homem de 21 anos, que reside em São Paulo e está hospedado na casa da mãe, em Praia Grande. Ele estava realizando intercâmbio na Itália há seis meses e chegou ao Brasil na última terça-feira, dia 25. O quadro apresentado quando deu entrada na unidade hospitalar foi de tosse secretiva, dor de garganta e desconforto respiratório.


Todos os protocolos de atendimento foram cumpridos. Amostra de swab nasofaringe e orofaringe já foram enviadas para análise no laboratório do Instituto Adolfo Lutz, referência estadual neste tipo de situação. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande aguarda o retorno dos resultados, que deverá ocorrer nos próximos dias. As equipes da Cidade seguem monitorando o paciente.


Válido informar ainda que a avó deste homem também regressou ao Brasil na mesma data e está internada em São Paulo, no Incor. O caso também é considerado suspeito.


A Prefeitura de Praia Grande explica ainda que três moradores da Cidade com suspeita de coronavírus foram atendidos em dois hospitais particulares de Santos. Essas três pessoas, uma jovem de 20 anos e um casal, também estavam em viagem por países como Itália e Egito. A Sesap já foi notificada dessas três ocorrências atendidas na cidade vizinha.


Casos supeitos em Santos


A Prefeitura de Santos divulgou na manhã da última quarta-feira (26) que há dois casos suspeitos de coronavírus na cidade. Trata-se de duas mulheres, mãe e filha, de 74 e 30 anos, que chegaram do Norte da Itália na última sexta-feira (21). A notificação ao município foi feita pela Vigilância Epidemiológica do Estado.


Ainda de acordo com a Administração Municipal, nesta quarta, as duas pacientes passaram por consultas e exames com médicos da rede pública, tendo sido coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual referência para o diagnóstico ou descarte da doença.


No último dia 20, o Instituto Adolfo Lutz descartou um caso suspeito de coronavírus em uma menina de 2 anos, em Santos.  Ela desembarcou de Hong Kong no último dia 1° e apresentou sintomas similares aos da doença, como febre, tosse e coriza, no dia 16.


Logo A Tribuna
Newsletter