Praia Grande recebe blitz da campanha 'Chega de Choque'

Objetivo é trazer esclarecimento à população sobre o convívio com a rede elétrica; Baixada Santista registrou 11 acidentes entre 2017 e 2018

Por: De A Tribuna On-line  -  21/01/19  -  12:20
  Foto: Divulgação/ CPFL

A CPFLPiratininga - que atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista -, realiza a campanha "Chega de Choque" pela segunda vez em Praia Grande. A ação itinerante, que começa nesta segunda-feira (21) e segue até quarta-feira (23), percorrerá diversos bairros e regiões, distribuindo materiais da campanha e promovendo a conscientização da população sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica.


Entre as localidades que a blitz irá percorrer estão os bairrosBoqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila São Jorge, Vila Antártica, Quietude, Nova Mirim, Vila Caiçara, Jardim Imperador e Maracanã. Com o mote “Guardiões da Vida”, a blitz tem como objetivo sensibilizar a população para também se tornar responsável pela preservação da vida dos cidadãos, identificando e alertando sobre os riscos do convívio inadequado com a rede elétrica.


Com ações interativas e prêmios, a blitz busca conscientizar sobre os riscos de acidentes envolvendo, principalmente, profissionais liberais, como pintores de fachadas, pedreiros e eletricistas particulares, que representam 42% dos acidentes registrados pelaCPFLPiratininga no acumulado deste ano até outubro.


Para alcançar o maior número possível de profissionais liberais e estimular a redução dos índices de acidentes, a blitz da "Chega de Choque" visitará também obras em andamento e lojas de materiais de construção e pintura. A ideia é estimular que a população seja capaz de identificar fontes de perigo em um ambiente de construção ou reforma e torná-la um “Guardião da Vida”. Para isso, a população será convidada a participar de um quiz e todos os que responderem ganharão uma raspadinha para concorrer a prêmios como camisetas, bonés, canetas e jogos de baralho customizado.


Acidentes com a rede elétrica


Em 2018, aCPFLPiratininga registrou 15 acidentes na rede elétrica na sua área de concessão, um crescimento de 66% na comparação com os nove acidentes verificados em 2017. Das 15 ocorrências registradas no ano passado, duas foram fatais, uma redução de 50% em relação ao mesmo período de 2017.


A principal causa dos acidentes foi o descuido na hora de construir e realizar reformas próximo à rede elétrica, que acidentou seis pessoas (40%), sendo uma vítima fatal e duas graves. A segunda causa foram as ocorrências com pipas, com três acidentes (20%), e o descuido durante a execução do trabalho das equipes de telefonia próximo à fiação elétrica, também com três casos (20%).


Ao longo de 2018, a concessionária registrou sete ocorrências na Baixada Santista, sendo duas na Praia Grande, uma em São Vicente, duas em Cubatão e duas Santos. Nenhum acidente registrado na região no ano passado foi fatal, e as causas das ocorrências foram pipas, construção/pintura e execução de serviços de telefonia. Em 2017, aCPFLPiratininga contabilizou quatro acidentes na região.


A "Chega de Choque" é realizada nos 623 municípios de atuação das cinco distribuidoras daCPFLEnergia em São Paulo e Rio Grande do Sul. A blitz da campanha percorrerá 14 cidades em São Paulo. A iniciativa durará 60 dias, com agenda de dois a três dias em cada praça. Além da blitz, aCPFLEnergia reforça a campanha por meio de ações de comunicação online e offline; confira a agenda da Blitz em Praia Grande.


Logo A Tribuna
Newsletter