Praia Grande realiza testes rápidos para Covid-19 em profissionais da área da Saúde

Segundo a Prefeitura, aproximadamente 2.600 servidores que atuam tanto nas áreas técnicas e administrativas quanto aqueles que estão na linha de frente farão exame

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/05/20  -  00:20
Testes rápidos podem indicar a presença de anticorpos nos voluntários do estudo
Testes rápidos podem indicar a presença de anticorpos nos voluntários do estudo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande realizará testes rápidos para a detecção da Covid-19 nos profissionais da área da Saúde. Segundo a administração municipal, são aproximadamente 2.600 servidores que atuam tanto nas áreas técnicas e administrativas quanto aqueles que estão na linha de frente, como, por exemplo, médicos, enfermeiros, auxiliares dos prontos-socorros, hospitais e unidades de Saúde da Família (Usafas).


A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Bruna Renó, explicou a importância de se aplicar o teste em todos profissionais da Rede.


“Os profissionais da saúde são classificados como grupo de risco, devido a exposição no ambiente de trabalho. Estima-se que 15% desse grupo possam ser infectados pelo coronavírus. Quando a gente consegue identificar essas pessoas infectadas, conseguimos tomar decisões mais eficazes, tomar medidas preventivas e otimizar todo o funcionamento da Rede”, disse.


Praia Grande recebeu 6 mil testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde. Usafas, prontos-socorros e hospitais receberão os kits e aplicarão os testes de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.


A execução e a leitura dos testes são realizados por profissionais da saúde e o resultado sai em 15 minutos. “O resultado do teste negativo reduz a chance de que a pessoa esteja infectada pelo covid-19. Contudo é necessário que se mantenha todas as recomendações para a prevenção da doença”, concluiu a diretora.


Logo A Tribuna
Newsletter