Praia Grande realiza cadastramento de moradores eventuais

Objetivo é verificar período de estadia, se há idosos e a saúde de cada um, visando à prevenção da Covid-19

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/04/20  -  23:47
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal   Foto: Nirley Sena

A fim de monitorar as pessoas que chegam à cidade, a Prefeitura de Praia Grande disponibilizou uma ferramenta para cadastro de moradores eventuais para controle sobre imóveis de uso ocasional. O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura, no link "Coronavírus - Cadastro de Condomínios", com o preenchimento de um formulário.


O serviço está disponível desde março. O subsecretário de Controle Urbano da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Leonardo Conti Santos, explicou como realizar o procedimento. "O síndico ou responsável pelo condomínio faz sua inscrição e então tem acesso ao formulário, onde cadastra os visitantes que chegarem".


O subsecretário afirma que o objetivo é identificar os visitantes, período de estadia, se há idosos entre eles e o estado de saúde de cada um, entre outros detalhes. "Já temos 1.033 condomínios cadastrados e 4.406 cadastros de ocupantes eventuais. Destes, somente um recebeu atenção especial, sendo encaminhado para a Secretaria de Saúde [Sesap], que realizou os procedimentos devidos".


Conti ressaltou, ainda, que o procedimento inicia com o cruzamento de informações para verificar se essas pessoas já foram cadastradas nos bloqueios promovidos nas vias de entrada da cidade.


"Caso negativo, é realizado um contato inicial, onde são colhidas informações gerais. Se for notificada alguma anormalidade, agentes da Seurb e Sesap farão uma visita ao condomínio: será verificado quem são e o estado de saúde desses visitantes e, simultaneamente, é feito trabalho de conscientização sobre o isolamento social".


Logo A Tribuna
Newsletter