Praia Grande pode obrigar população a utilizar máscaras contra a Covid-19

Em um primeiro momento, decreto vai orientar as pessoas a confeccionar e usar o equipamento, mas se a adesão da população não for alta, o prefeito Alberto Mourão não descarta "medidas mais fortes"

Por: Régis Querino  -  08/04/20  -  15:25
Com a falta de máscaras cirúrgicas no mercado, as pessoas devem fazer máscaras de pano caseiras
Com a falta de máscaras cirúrgicas no mercado, as pessoas devem fazer máscaras de pano caseiras   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Praia Grande estuda baixar um decreto obrigando o uso de máscaras na cidade. Preocupado em evitar o aumento do número de casos do novo coronavírus, o prefeito Alberto Mourão disse que, em princípio, um decreto, que deve ser publicado nesta quinta-feira (9), vai orientar as pessoas sobre a importância da utilização do equipamento para a contenção da covid-19. 


“Primeiro estamos incentivando as pessoas a confeccionarem as suas máscaras. Coreia do Sul, Japão e Singapura tiveram menos problemas de transmissão comunitária pela cultura do uso de máscaras. Estamos tentando conscientizar a população”, diz Mourão. 


A medida visa estimular a produção de máscaras caseiras de pano, que podem ser feitas com o tecido de uma camiseta velha, por exemplo. E mostrar que as pessoas devem usá-las sempre que tiverem necessidade de sair às ruas. 


“Às vezes a pessoa está com o vírus e não sente nada, apenas uma pequena coriza ou dor de garganta, como se fosse uma gripe, mas ela é propagadora. Estamos tentando evitar que mais pessoas cheguem ao hospital”, comenta. 


A preocupação do prefeito se baseia nos dados de pessoas que apresentam sintomas da doença e são monitoradas na cidade (até terça-feira, cerca de 900) e à estimativa do Ministério da Saúde, que prevê o aumento no número de casos nas próximas semanas. 


“As UTIs estão prontas, mas não tem respiradores em todas, não há respirador no mercado. Este é um grande gargalo e temos que torcer para que não tenhamos que fazer muitos internamentos”, comenta Mourão. 


Orientação da guarda municipal


Além do estímulo à produção e uso das máscaras caseiras, o decreto a ser publicado nesta quinta também vai determinar que a Guarda Municipal atue na orientação das pessoas que estiverem em locais públicos sem o equipamento. 


Caso a medida não surta o efeito esperado e tenha pouca adesão da população, o prefeito disse que pode “gradativamente estudar medidas mais fortes”, como a obrigatoriedade do uso de máscara e até multa para quem descumprir o decreto. 


Logo A Tribuna
Newsletter