Praia Grande planeja diminuir acidentes de trânsito

Estudo irá identificar pontos onde ocorrem mais acidentes

Por:  -  18/05/19  -  01:53
  Foto: Luigi Bongiovanni/ AT

Praia Grande estuda, pela primeira vez, quais vias concentram acidentes de trânsito. O objetivo é mapear onde há mais colisões com mortes e apontar soluções que reduzam incidentes.


O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito, que analisa os setores de Educação de Trânsito, Engenharia Viária e de fiscalização da pasta. O estudo pode indicar mudanças na sinalização, no traçado viário e melhorias na iluminação. 


O mapeamento se baseia em informações do Infosiga-SP, banco de dados estadual com estatísticas sobre acidentes de trânsito. 


De janeiro a março, a cidade teve 14 mortes no trânsito, oito delas após acidentes nas vias municipais. 


De acordo com o InfosigaSP, no ano passado, Praia Grande teve 50 óbitos no trânsito. Acidentes de moto e atropelamentos causaram 72% deles. A Avenida Presidente Kennedy e as imediações foram as regiões mais perigosas.


 Em 2017, houve mais mortes; 57, dois terços delas em acidentes de moto. A maioria foi à noite, na Via Expressa Sul.


Visitas


O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, afirma que os endereços apontados pelo Infosiga-SP já passaram por visitas técnicas. Ele explica que a intenção do trabalho é diminuir a gravidade dos acidentes e evitar que eles voltem a acontecer nos locais mais suscetíveis. 


Segundo ele, os primeiros resultados já são visíveis. Cita a melhoria da sinalização vertical no cruzamento da Rua Nicolau Paal com a Avenida Milton Daniels, no Bairro Quietude. 


Prado destaca, contudo, que a imprudência do condutor tem fator decisivo nessas ocorrências. “Estudos mostram que uma das maiores causas dos acidentes, especialmente fatais, chama-se condutor de veículo. Ainda que tenhamos investido em melhorias estruturais e de sinalização, estatisticamente, no mundo todo 75% dos acidentes são causados por falha humana”, relata.


Logo A Tribuna
Newsletter