Praia Grande invade a web com aulas de ginástica e academias da Saúde para idosos

Conteúdo online estão à disposição da população nas redes sociais da prefeitura; professores orientam os alunos por meio da internet

Por: Eduardo Brandão  -  22/05/20  -  19:50
Seo Zé não perde uma aula online para manter corpo e mente em formas
Seo Zé não perde uma aula online para manter corpo e mente em formas   Foto: Reprodução/PMPG

O aposentado José Ribeiro de Souza, 78 anos, sabe a importância de se manter isolado para evitar o contágio pela Covid-19Nos dois últimos meses, ele segue a risca as orientações das autoridades sanitárias. A dinâmica de se proteger em casa pouco mudou sua rotina de exercícios diários a fim manter corpo e mente em formas durante à escalada de casos do novo coronavírusEle é um dos matriculados da Academias da Saúde de Praia Grande. E as aulas estão agora nas redes sociais.


Para que o hábito saudável voltado à terceira idade não sofra alterações, as unidades utilizam aulas online para que todos possam se exercitar em suas casas, sem se expor a qualquer risco. “Estou com saudades dos meus amigos e amigas. E torcendo para que essa doença passe e voltamos aos nossos encontros. Enquanto isso, faço as minhas atividades em casa”, diz Souza. 

O projeto está no ar desde o início das regras de isolamento social. “Não só os alunos que são cadastrados nas unidades, mas toda a população pode se exercitar em casa, nesse período onde o isolamento social é de extrema importância”, diz a diretora de promoção à Saúde da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Camila Vicente Ribeiro.  


Ela explica que a ideia principal é que os alunos não percam o ritmo já estabelecido no dia a dia das aulas e que não percam o condicionamento físico que já adquiriram. “As atividades são voltadas para todas as idades, todos podem praticar, desde as crianças até os idosos. Aqueles que já são alunos vão permanecer no ritmo das aulas físicas. Além disso, é uma oportunidade boa para quem ainda não conhece o trabalho realizado nas unidades”.  


A saúde mental também é alvo das aulas on-line. “Estamos preocupados também com a saúde mental e emocional de cada um, e o exercício físico ajuda muito nesse aspecto também e dessa forma, vamos passando por esse momento difícil”, continua.  


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmen Padin Mourão, explica que as aulas online foram planejadas para manter a rotina de exercícios do pessoal da terceira idade. “Muitos moram sozinhos. Então, resolvemos preparar conteúdo para que possam manter a saúde física e mental nesse período. Nada de ficar vendo TV ou no sofá o dia inteiro. A ordem é manter-se em movimento”. 


O prefeito Alberto Mourão (PSDB) destaca que as aulas online aprimoram os programas Conviver e Creche do Idoso, criados na década de 1990, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas da melhor idade. “Sabemos que muitas vezes, até por questão da rotina em geral, os filhos se distanciam um pouco mais dos pais e isso acaba criando problemas psicológicos que reflete na saúde. Além disso, com o passar dos anos, perdemos as referências de amizade o que dificulta para estas pessoas uma sociabilização 


Ele argumenta que a solidão nessa faixa etária gera doenças de fundo emocional. “Temos conhecimento até de casos de idosos que vão aos prontos-socorros em busca de conversar. Para suprir esta necessidade criamos estes programas”. 


Com o conteúdo online, Mourão indica “resgatar de alguma forma estas atividades”. O prefeito destaca ainda que outras ações foram pensadas para esse público, “A Administração Municipal estará realizando conversas com esses idosos para entender seus anseios, necessidades, problemas que estão enfrentando neste período para promover novas inciativas para o bem estar e qualidade de vida deles. 


Como acompanhar 


Os vídeos estarão disponíveis nas seguintes redes sociais: 
Facebook: facebook.com/prefeiturapg
Instagram: @prefeitura_pg
YouTube: youtube.com/prefeiturapg


Logo A Tribuna
Newsletter