Praia Grande finaliza obras para ampliação de leitos

Com a ampliação na cidade, o total de leitos de UTI sobe para 90 no Hospital Irmã Dulce

Por: Da Redação  -  12/04/20  -  01:52
Pacientes que manifestem sintomas mais leves devem optar por atendimento nas 28 Usafas
Pacientes que manifestem sintomas mais leves devem optar por atendimento nas 28 Usafas   Foto: Matheus Tagé/AT

Praia Grande finaliza as obras para ampliação de leitos de UTI no Hospital Municipal Irmã Dulce. Os hospitais de campanha também estão em fase de conclusão e há um esquema especial para o atendimento aos moradores que apresentarem sintomas com o objetivo de evitar superlotação nas unidades de saúde.


“Praia Grande está pronta para enfrentar o avanço dos casos desde que a gente mantenha um isolamento mediano. Hoje, com isolamento horizontal, estamos com sete pessoas internadas na UTI com covid-19, o que representa 35% de ocupação. E leitos de baixa complexidade, temos 32 internados em uma ala de 44”, explica o prefeito Alberto Mourão.


Ele diz ainda que há uma outra preocupação, apesar do reforço: o Município não teria condições de receber demanda de cidades vizinhas. “Não tenho capacidade para isso não. Fiz uma ligação para o vice-governador (Rodrigo Garcia) para falar sobre minha preocupação e saber quais serão as ações para o Hosptal de Itanhaém e estou esperando”.


Mais leitos


No Irmã Dulce, a população contará com mais 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura já está pronta e o pessoal, selecionado. O Município espera apenas o Ministério da Saúde entregar os respiradores para colocar a unidade em funcionamento, explica o secretário de Saúde, Cléber Nogueira. 


“A informação do Ministério é que eles iriam fazer essa distribuição para os municípios que estiverem com o serviço estruturado e que começam a fazê-la na próxima semana. Mas ainda não recebemos a confirmação”.


Pacote


Além dessas medidas, no pacote de enfrentamento à covid-19, há ainda outras estruturas sendo adotadas, como hospitais de campanha para casos moderados da doença. E, com isso, as situações mais graves ficarão para atendimento no Irmã Dulce.


No hospital de campanha do Ginásio Falcão, no Mirim, serão 100 leitos clínicos. Já o hospital de campanha do Ginásio Rodrigão, no Tupi, contará com 88 leitos. A expectativa é de que eles entrem em operação em meados da próxima semana. “Se precisar, a gente já tem a estrutura pronta para que funcionem na próxima semana”, explica o secretário.


Triagem


O atendimento em casos leves é feito nas 28 Usafas. Praia Grande possui ainda postos de acolhimento para casos médios e graves, em anexo à UPA Samambaia, ao PS Quietude e ao Hospital Irmã Dulce.


Logo A Tribuna
Newsletter