EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

5 de Dezembro de 2019

Praia Grande dá início ao processo de realização do Censo Demográfico 2020

Técnicos da Prefeitura e representantes do IBGE se reuniram para definir os trabalhos que serão realizados

Praia Grande deu início ao processo de realização do Censo Demográfico 2020. A primeira reunião de planejamento e acompanhamento aconteceu nesta sexta-feira (4) e contou com a presença de técnicos do IBGE e das Secretarias Municipais de Planejamento e Habitação, da Subsecretaria de Cidadania, além de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Poder Judiciário. O encontro discutiu estratégias de segurança, postos de coleta e anunciou os processos seletivos para o trabalho na Cidade. 

O levantamento do Censo 2020 na Cidade será realizado entre o dia 1 de agosto e 31 de outubro do próximo ano, e todas as pesquisas terão como período de referência os dias entre 31 de julho a 1 de agosto. A previsão é que os primeiros números do Censo sejam apresentados já em novembro de 2020, mas os detalhes do levantamento só serão divulgados no primeiro semestre de 2021. 

Praia Grande contará com quatro postos de coleta do IBGE, que serão posicionados em locais estratégicos. A Secretaria de Planejamento será a responsável por definir os locais com mobiliário, acesso à internet banda larga e condições de segurança.  

De acordo com o coordenador do IBGE, Bruno Stoco de Oliveira, o objetivo da reunião foi garantir a transparência sobre os processos do Censo e informar que o apoio da administração pública é fundamental para o trabalho. “No Censo 2020, todos os recenseadores usarão Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), aparelhos modernos e precisos, que permitirão ao recenseador uma melhor identificação da sua área de trabalho com a visualização de imagens de satélite no aparelho”, afirmou.  

O técnico do IBGE destacou ainda que a prefeitura conhece em detalhes a realidade do município e o trabalho de geoprocessamento - desenvolvido pela Secretaria de Planejamento - foi fundamental para ajudar na elaboração e divisão de áreas para o trabalho dos recenseadores nas ruas.  

Para o secretário de Planejamento (Seplan), Nélio Dell’Artino, a Prefeitura de Praia Grande está à disposição para colaborar com o trabalho do instituto. “Conhecer a realidade é fundamental para planejar o futuro de uma cidade. O Censo revelará a realidade do município e precisamos desses dados para planejar os investimentos futuros”, mencionou.  

Processo seletivo 

Para a realização do Censo demográfico em Praia Grande, o IBGE contará com três processos seletivos. O primeiro está aberto desde setembro para a contratação de dois coordenadores responsáveis pela operação na cidade. Interessados devem acessar o site

No início do próximo ano outros dois editais serão lançados, um para a contratação de 37 assistentes administrativos e supervisores e outro para o chamamento de 313 recenseadores, que atuarão nas ruas, pesquisando os domicílios em todos os bairros da Cidade. No total, serão contratadas 352 pessoas e a expectativa é que todos sejam moradores de Praia Grande, especialmente por conhecerem os bairros da cidade. 

O Censo 

O Censo demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país. O último levantamento do IBGE foi realizado em 2010 e apontou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes, com 
estimativa para 2018 de 319 mil moradores. 

Tudo sobre: