Praia Grande castra animais de pessoas em situação de rua

Medida visa diminuir o número de animais nas ruas e contribuir para a saúde pública

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/04/21  -  14:20
Após o tratamento e a recuperação, eles são devolvidos aos tutores
Após o tratamento e a recuperação, eles são devolvidos aos tutores   Foto: Divulgação/PMPG

Praia Grande tem um trabalho junto a pessoas em situação de rua que oferece castração aos seus animais gratuitamente. Após a recuperação, eles são devolvidos aos tutores. O projeto se chama Vets de Rua, e é do Departamento de Saúde Ambiental, em parceria com o Consultório na Rua (Conar) de Praia Grande.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A castração mostra-se muito importante não só para o controle populacional, mas é essencial também na diminuição da transmissão de doenças, para reduzir o territorialismo e consequentes mordeduras, além da diminuição de atropelamentos, tumor de mama, tumor venéreo transmissível (TVT), entre outros”, explica uma das veterinárias do projeto, Maíra Freitas Rocha.


Vets na Rua


O principal o objetivo do projeto é promover a saúde tanto das pessoas quanto de seus animais. O trabalho consiste na orientação, avaliação, vermifugação, vacinação e, quando permitido, castração dos animais.


De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Marono, duas veterinárias e uma auxiliar da Saúde Ambiental e a equipe do Conar percorrem as ruas de Praia Grande oferecendo esse atendimento. “O Consultório na Rua já realiza o atendimento médico dessa população, é um consultório móvel e a equipe de saúde já conta com a confiança das pessoas em situação de rua, o que facilita a ação das veterinárias”, explica.


Conar


O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros.


Os pacientes são atendidos, orientados e medicados por uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares, além do motorista. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter