EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Praia Grande amplia oficinas culturais em novo polo virtual do Palácio das Artes

Atividades acontecem em aulas remotas via Facebook para alunos novos e já matriculados; atividades terão início na segunda-feira (1º)

O Núcleo Artístico Palácio das Artes de Praia Grande inicia na próxima segunda-feira (1º) nova fase de atuação: agora com todas as atividades e aulas serão de forma remota. A mudança foi projetada por técnicos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) para oferecer oficinas online gratuitas de teatro e música durante o período de isolamento social. A participação é aberta a todos moradores da cidade. 

As inscrições podem ser feitas via Facebook, por meio do grupo privado Núcleo Artístico Virtual. É preciso responder a um pequeno questionário para que a inscrição seja efetivada e ter mais de 14 anos.  

Segundo o titular da pasta, Esmeraldo Vicente dos Santos, as oficinas online atendem iniciantes e pessoas com experiência nas atividades propostas. Os conteúdos são aplicados de acordo com a turma em que o aluno será inserido.

Teatro, teclado, violão, teoria musical, percussão, bateria, ukulelê e técnica vocal terão aulas tanto para quem quer começar do zero, quanto para quem já tem intimidade com a oficina escolhida.  

“Diante desse cenário difícil, procuramos nos reinventar, de forma que a cultura possa atingir o máximo de pessoas possíveis. Então, ampliamos as oficinas online para toda a população, mesmo os não matriculados no núcleo. Acredito que, além do aprendizado artístico, essas oficinas podem levar um conforto diante do que estamos passando. Sabemos que a arte e a cultura transformam vidas, e esse continua sendo nosso maior objetivo”, diz Santos. 

Inaugurado em 2014, o Núcleo Artístico atende, presencialmente, 700 alunos em diversas modalidades culturais, produzindo espetáculos teatrais premiados e grupos de excelência musical. Após as medidas de prevenção ao Covid-19, as oficinas passaram a ser ministradas pela internet.  

"As aulas vêm dando muito resultado entre os alunos, e os professores já estão adaptados ao trabalho via internet. Resolvemos ampliar as oficinas, oferecendo todo o conteúdo à população, sem que precisem estar matriculados no núcleo", afirma a diretora da Divisão de Artes Cênicas e Música, Isabel Samegima.  

A possibilidade de levar oficinas culturais gratuitas à população pela internet estimulou os professores do Nnúcleo na criação dos conteúdos. “A cultura pode levar um pouco de tranquilidade a todos nós. Aprender algo novo é sempre estimulante e nossos professores entendem que têm um papel importante no desenvolvimento das oficinas, de forma que os alunos se sintam acolhidos”, finaliza Isabel.  

Quem tiver interesse em participar das oficinas culturais deve acessar, via Facebook, o grupo fechado Núcleo Artístico Virtual. Mais informações pelo telefone do núcleo (3496-5707) ou pelo e-mail secturmusica@praiagrande.sp.gov.br. 

Tudo sobre: