Pesquisa falsa sobre a sucessão da Prefeitura de Praia Grande engana eleitores

Publicação nas redes sociais indicava que levantamento teria feito pela APPC - Consultoria e Pesquisa, que negou ter conhecimento sobre trabalho realizado no município

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  21/07/19  -  11:18
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal
Um dos cargos com mais interessados é o de guarda civil municipal   Foto: Nirley Sena

Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais o resultado de uma sondagem sobre a sucessão da Prefeitura de Praia Grande supostamente realizada pela APPC - Consultoria e Pesquisa. As informações divulgadas agitaram a política na Cidade, mas elas são falsas, conforme apurado por A Tribuna.


Um dos integrantes da equipe da empresa, Jairo Pimentel Júnior, ficou surpreso com o que viu. “Nego peremptoriamente que esses dados tenham sido coletados por nós”. E completou: “agradeço pelo aviso. Vamos ver quem está fazendo isso para processar os responsáveis”.


O integrante da APPC admitiu que já foi contratada neste ano para fazer uma sondagem sobre a próxima disputa pela principal cadeira do Palácio São Francisco de Assis e revelou que os resultados foram bem diferentes do que o revelado por essa pesquisa falsa. Ele negou a informação de que o prefeito Alberto Mourão (PSDB teria sido o responsável por encomendar esse serviço.


No final de maio, A Tribuna já havia notificado a circulação de um levantamento falso a respeito da corrida eleitoral em Cubatão. A sondagem era atribuída ao Instituto Amostra, do Rio Grande do Sul. Uma das responsáveis pela consultoria revelou que nunca foi contratada para fazer um serviço desse gênero na Baixada Santista.


O número de perfis falsos e páginas tendenciosas nas redes sociais começa a crescer com a proximidade das eleições. Nesses canais podem ser divulgadas informações equivocadas, distorcidas e até mentirosas com a única intenção de atingir e promover determinadas pessoas.


Vale destacar que hoje as autoridades conseguem identificar com maior facilidade os autores dessas calúnias e difamações que procuram se esconder no anonimato para praticar os atos criminosos.


Logo A Tribuna
Newsletter