Permissão para que Samu leve pacientes a hospitais particulares segue para sanção em Praia Grande

Proposta, que já é lei em Santos, foi aprovada em segunda discussão na Câmara

Por: De A Tribuna On-line  -  24/04/19  -  23:02
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande   Foto: Reprodução/Facebook Câmara Municipal de Praia Grande

A Câmara de Praia Grande aprovou em segunda discussão, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 18/2019, que autoriza o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a realizar o transporte de pacientes assistidos por planos de saúde a hospitais particulares.


A proposta é de autoria do vereador Cadu Barbosa (PTB), em conjunto com os parlamentares João Correa Neto (PSC) e Natanael de Oliveira (PRP). O projeto recebeu 12 votos favoráveis. Agora, a propositura segue para sanção ou veto do prefeito Alberto Mourão (PSDB).


Pelo texto, o paciente deverá estar consciente e em condições de manifestar a opção pela ida para um hospital particular. No caso de o paciente não apresentar condições de se manifestar, os cônjuges ou companheiros, os parentes em primeiro grau e os colaterais do paciente, que comprovarem documentalmente tal condição, poderão fazer a opção.


Além disso, caberá à equipe de atendimento médico de urgência avaliar o estado físico do paciente, levando em consideração a gravidade do caso e a proximidade do hospital particular indicado.


O transporte de pacientes que possuem planos de saúde pelo Samu para hospitais particulares já é lei em Santos. O projeto foi sancionado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) em 26 de março.


O deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (Patriota) busca que a ideia também se torne uma lei estadual. O Projeto de Lei 353/2019 foi apresentado na Assembleia Legislativa (Alesp) e publicado, no último dia 15, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.


Logo A Tribuna
Newsletter