Peça teatral de Praia Grande contempla a arte na 3ª idade

Conheça o premiado espetáculo 'As Sogras', um dos destaques do 12º FENTA – Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares, em Minas Gerais

Por: Antonio Marcos & De A Tribuna On-line &  -  29/01/19  -  15:25
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O elenco de "As Sogras" – espetáculo produzido pelo Núcleo de CriaçãoArtística Palácio das Artes, em Praia Grande –, foi um dos destaques do 12º FENTA – Festival Nacional de Teatro deGovernador Valadares, realizado na última semana, em Minas Gerais.


Escolhida entre 51 peças inscritas, a obra dirigida por Alan Queiróz conta a história de Roberval, um professor prestes a se aposentar. No entanto, a vida dele e de sua esposa muda completamente quando o casal recebe a visita inesperada de suas sogras juntas.


O espetáculo estreou em Setembro de 2017 e já foi apresentado em 10 cidades. A ideia da peça surgiu com o convívio de um professor que - trabalhou com o diretor Queiroz -, conviveu com as duas sogras em casa durante um bom período.O elenco é formado por Naira Reiner, Oswaldo Soto, ReginaMonteiro, Regina Maura, Paula Sueli e Eulália Santos.


Alan Queiroz e o elenco durante ensaio de 'As Sogras'
Alan Queiroz e o elenco durante ensaio de 'As Sogras'   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

"Foi uma surpresa maravilhosa (participar do festival), reconhecimento de um trabalho bem realizado, ter um espetáculo entre tantos que foram inscritos é gratificante. Isso faz acreditar que estamos no caminho certo. É o fruto de um trabalho árduo de todos os envolvidos. Aproveito para agradecer a Secretaria de Cultura de Praia Grande, pois é maravilhoso o envolvimento e o apoio que todos os funcionários dão", disse o diretor da peça.


Esse não foi o primeiro festival que o espetáculo foi indicado. Em 2018, a peça participou de outros dois, sendo um deles o Internacional de Teatro de Sapucaia. Para Queiroz, o fato de trabalhar com atores mais experientes transforma o trabalho em uma troca de conhecimentos bastante interessante.


"Esse é o primeiro espetáculo que dirijo que os atores são exclusivamente da terceira idade, é uma abordagem diferente mas muito tranquila. A respeito de ambas as partes, embora eles sejam mais velhos que eu. No momento em que estamos ensaiando eu sou o diretor e eles reconhecem isso. Então se tiver que chamar a atenção ou corrigir nessa hora nao tem idade (risos). Outra coisa bacana é a troca de experiências, muitas coisas que eles viveram fazem com que enriqueça os personagens", explicou.


Regina Maura Cruz (a esq.) venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante
Regina Maura Cruz (a esq.) venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Formada em artes cênicas em 1975, a atriz Regina Maura Cruz venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante do 12º Festival Nacional de Teatro deGovernador Valadares.


"Estou muito feliz em todos os sentidos. Fomos muito bem recebidos pela organização do Festival, tudo muito organizado, e só essa oportunidade de participar já estava ótimo. É claro que esperávamos trazer alguma premiação, porém achamos que seria mais na parte técnica. Foi uma surpresa pra mim porque o elenco é incrível, todos tem muito destaque, e de repente, 2 atrizes da mesma peça sendo indicadas já seria maravilhoso. Ser premiada então me deixa emocionada", comemorou.


"Amo teatro, adoro representar.O que surpreende na peça é o tema, que fala da homossexualidade na terceira idade, abordado de forma divertida e leve. As pessoas encaram com naturalidade isso, tanto que só recebemos elogios. E misturado ao fato do personagem ter que aturar tantas sogras juntas dá um tom diferente a essa comédia", completou a atriz, que atua por Praia Grande há nove anos.


O grupo realiza uma nova apresentação em Praia Grande no dia 21 de fevereiro, no Teatro Serafim Gonzalez.


Logo A Tribuna
Newsletter