EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Pastor de Praia Grande espalha 'fake news' com receita que cura o coronavírus; vídeo

Receita com água morna, bicarbonato de sódio e limão já foi desmentida pelo Ministério da Saúde

Um pastor de Praia Grande revoltou internautas ao gravar um vídeo em que mostra uma receita de uma suposta cura para o coronavírus. Usando um copo de água morna, limão e bicarbonato de sódio, a mistura foi considerada como 'fake news' pelo Ministério da Saúde.

De terno e gravata, o pastor Valdeir de Oliveira, da Assembleia de Deus de Praia Grande, explica no vídeo que soube da receita através de seu irmão que, segundo ele, mora há 40 anos nos Estados Unidos.

"Vocês vão pegar uma colher de chá de bicarbonato e pôr no copo de água. Coloca e vai mexer. Água morna. Depois, pega meia banda de limão", explica o pastor, enquanto espreme a fruta em cima do copo. Ele ainda diz que é possível substituir o limão por vinagre de maçã.

Segundo ele, depois de fazer a mistura, a pessoa deve fazer um gargarejo e não beber. Ele complementa dizendo que a receita teria vindo de Israel. "Vocês notaram que Israel é o único país que teve o menor índice de coronavírus. Algumas fake news estão dizendo que isso não cura. Mas o bicarbonato é um antisséptico natural", continua o pastor.

Em 3 de abril, o Ministério da Saúde publicou em seu site que a receita que envolve água, limão e bicarbonato trata-se de 'fake news'. Segundo o órgão do governo, até o momento não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Dados oficiais de Israel indicam que o país já registrou 16.268 casos do novo coronavírus. Ao todo, são 237 óbitos e mais de 10 mil pacientes recuperados.

Resposta

Em rápido contato por telefone, o pastor Valdeir confirmou que era ele mesmo no vídeo gravado, repassado, segundo ele, para alguns fiéis, mas disse ter falado que a mistura serve para a higiene bucal.

"Meu irmão, que mora nos Estados Unidos, que comentou dessa receita. Em nenhum momento falo que é uma cura, mas sim uma receita pra higiene da garganta, higiene bucal. Não é cura, é prevenção. Fiz esse vídeo para divulgar para os fiéis", comentou.

Tudo sobre: