Mais de 600 pessoas se cadastram no 1º dia da Zona Azul digital de Praia Grande

Serviço entrou em vigor na cidade na última segunda-feira (16)

Por: De A Tribuna On-line  -  18/12/19  -  22:43
Motoristas de Praia Grande podem utilizar aplicativo da Zona Azul
Motoristas de Praia Grande podem utilizar aplicativo da Zona Azul   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Mais de 600 pessoas já se cadastraram no novo sistema Zona Azul digital de Praia Grande. O serviço entrou em vigor na segunda-feira (16). Motoristas do município contam, também, com a venda de cartões do estacionamento rotativo, comercializados em diversos pontos da cidade.


Segundo a prefeitura, panfletos informativos foram distribuídos nos locais que contam com as vagas especiais, informando as mudanças que estão sendo coordenadas pela Secretaria de Trânsito (Setran).A administração informou que 640 pessoas se cadastraram no primeiro dia do novo sistema.


As compras dos e-Tíquetes podem ser feitas junto aos vendedores monitores em dinheiro, no aplicativo 'Estacionamento Fácil Praia Grande-SP', com cartão de crédito, e no site com cartões de crédito e débito (conforme disponibilidade do banco emissor).


Depois da ativação, a placa do veículo estará registrada, regularizando o período de permanência no local. O usuário não precisará retornar ao veículo para validar o período ou deixar o tíquete visível.


O usuário do sistema Zona Azul pode comprar mais de um e-Tíquete, porém, conforme decreto municipal nº 4.901 de 15/03/2011, não será permitida a permanência do veículo por mais de três horas na mesma vaga, ainda que com o cartão novo. Atualmente, os valores do sistema são de R$ 2 para uma hora e R$ 5 por três horas.


Se o veículo estiver na vaga irregularmente, um aviso será impresso e colocado em local visível, como o para-brisa, e estará passível de fiscalização pelos agentes da Secretaria de Trânsito.


“A Zona Azul visa proporcionar a democratização dos espaços públicos e, consequentemente, uma rotatividade de veículos, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como em centros comerciais. E agora, de forma digital, isso vai acontecer de maneira mais organizada”, comentou Michele Rezende de Mesquita, diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego.


Atualmente, são cerca de 900 vagas neste sistema, reservando preferenciais a idosos e para pessoas com deficiência. A Zona Azul de Praia Grande funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.


Logo A Tribuna
Newsletter