Guarda Costeira de Praia Grande resgata 86 animais marinhos neste ano

No inverno, é comum o aparecimento de várias espécies nas praias da região, algumas chegam sem vida

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/07/20  -  21:25
Lobo-marinho visto em Praia Grande foi resgatado e encaminhado para tratamento
Lobo-marinho visto em Praia Grande foi resgatado e encaminhado para tratamento   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, unidade que faz parte da Guarda Civil Municipal (GCM), já realizaram o resgate de 86 animais marinhos na Cidade, apenas neste ano. Nas primeiras semanas do inverno, é comum o aparecimento de espécies no litoral paulista, algumas delas, já sem vida.  


Somente nesta semana, cinco tartarugas foram encontradas mortas durante ações de fiscalização das equipes de Praia Grande. De acordo com o inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, os animais foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Biopesca  para a realização de necropsia e coleta de material biológico para apurar as causas das mortes.  


Ele explica que boa parte das tartarugas resgatadas apresentam ferimentos por redes de pesca, que não contam com um dispositivo para que elas se soltem da armadilha. “Além disso, tem a questão da pesca predatória em que redes são colocadas em áreas proibidas, de preservação ambiental, causando esse tipo de problema. Por isso, realizamos ações de fiscalização com frequência”.  


Já os pinguins, por exemplo, não resistem ao esforço que têm de fazer para nadar na direção de praias com águas menos frias.  


Dos 86 animais resgatados, a maioria foi localizada do mês de maio para cá, período em que é mais comum o deslocamento de várias espécies para as praias da região em busca de águas menos geladas.  


Ao todo, foram encontrados 53 Pinguins de Magalhães (46 mortos e 07 vivos); 21 tartarugas, sendo 18 da espécie Verde (17 mortas e 1 viva), duas da espécie Cabeçuda (mortas); e uma da espécie de Couro (morta).


Além disso, um lobo-marinho, que escolheu a praia do Solemar recentemente para descansar, quatro Toninhas Franciscanas (mortas); e sete aves marinhas, sendo um Atobá, um Gaivotão, uma Pardela-preta, uma Pardela-de-bico-preto (vivo), uma Grazina-mole, um Pato mergulhão caçador (vivo) e um Maçarico-de-bico-torto.  


O grupamento de Guarda Costeira integra a equipe de força-tarefa que tem percorrido a faixa de areia da praia orientando sobre as restrições de horário do surfe e eventuais banhistas e pessoas que acessem a praia sobre a importância do distanciamento e isolamento social no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As ações contam ainda com apoio de agentes da Secretaria de Trânsito (Setran).  


Atuação  


A Guarda Costeira desenvolve importante trabalho no resgate e recuperação de animais marinhos encontrados nas praias da cidade. Os dados são coletados e informados às autoridades ligadas à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.  


Praia Grande firmou convênio com a Marinha do Brasil no ano 2000, quando o grupamento passou a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade, sendo a primeira da região a assumir a responsabilidade desse trabalho. O rigor na fiscalização de embarcações marítimas faz com que o município mantenha zerado o índice de acidentes. 


Logo A Tribuna
Newsletter