Golfinho é encontrado morto em Praia Grande com câmara de pneu de bicicleta na cauda

Animal da espécie toninha foi localizado na orla da praia do bairro Tupi

Por: De ATribuna.com.br  -  10/08/20  -  19:56
Espécie está ameaçada de extinção e pode desaparecer em até 35 anos
Espécie está ameaçada de extinção e pode desaparecer em até 35 anos   Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Um golfinho da espécie toninha foi encontrado morto na orla de Praia Grande na manhã desta segunda-feira (10), Em estado avançado de decomposição, o macho adulto tinha uma câmara de pneu de bicicleta amarrada na cauda.


Segundo informações do Instituto Biopesca, o animal foi recolhido por volta das 7h30, no bairro Tupi, após o relato de um morador. O instituto afirma que a câmara presa à cauda é resultado de ação humana.


Por conta do estado de decomposição, não é possível identificar a causa da morte. O animal foi encaminhado para a Unidade de Estabilização do Instituto Biopesca e passará por exame de necropsia.


A prefeitura de Praia Grande disse, em nota, que a Guarda Costeira não foi acionada para atender à ocorrência.


Desde agosto de 2015, o Instituto Biopesca já recolheu 416 toninhas sem vida em Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.


Ao contrário de outros golfinhos, a espécie não salta e é considerada tímida. Ela vive em regiões costeiras e está ameaçada de extinção. Os motivos são a ingestão de lixo, destruição do habitat e captura acidental pela pesca. O Instituto Biopesca afirma que as toninhas podem desaparecer da natureza em até 35 anos.


É o segundo golfinho encontrado morto em Praia Grande nos últimos dois dias. Neste domingo (9), a Guarda Costeira localizou um animal morto no bairro Flórida. Ele também estava em estado avançado de decomposição.


Durante o fim de semana, também foi encontrada uma carcaça de tartaruga verde, no bairro Canto do Forte. Os dois animais foram encaminhados para o Instituto Biopesca.


Logo A Tribuna
Newsletter