Gavião ameaçado de extinção é resgatado em Praia Grande

As pessoas devem ficar atentas aos cuidados ao se deparar com um animal desse tipo

Por: ATribuna.com.br  -  22/07/22  -  15:39
A ave foi encontrada por uma moradora dentro de um canal na Cidade
A ave foi encontrada por uma moradora dentro de um canal na Cidade   Foto: Divulgação

Um gavião-pombo-pequeno, ameaçado de extinção, foi resgatado na última terça-feira pela Guarda Ambiental de Praia Grande. A ave foi encontrada por uma moradora do Bairro Vila Sônia


O acionamento do grupamento ocorreu após a moradora ter encontrado o gavião dentro de um canal da Cidade. Ela conseguiu resgatá-lo, levou para casa e o medicou por conta própria.


De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, ao encontrarem o animal, os guardas constataram que estava bastante debilitado. “Encaminhamos para a Aiuká, que é parceira da GCM na reabilitação de animais. Ressaltamos que, ao encontrar um animal assim, o ideal é não mexer, até para não assustar ainda mais o animal, mas sim acionar imediatamente a Guarda Ambiental pelos números 199 ou 153”.


Na Aiuká, o gavião recebeu atendimento e na quarta-feira já começava a reagir positivamente. O veterinário André Justo explicou que, aparentemente, o animal apresentava um quadro de intoxicação medicamentosa, provavelmente por ter sido aplicado algum remédio sem orientação veterinária. “É uma espécie ameaçada de extinção, típica aqui da região. Por ser um animal silvestre, reforçamos que medicar ou tentar cuidar por conta própria não é indicado. Além do risco de piorar o quadro do animal, muitas vezes ele pode reagir e ferir a pessoa”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter