Feira do Estudante de Praia Grande acaba nesta quarta-feira

Com entrada gratuita, evento traz informações sobre carreiras, cursos e mercado profissional; instituições oferecem bolsas e descontos

Por: Da Redação  -  25/09/19  -  22:01
Esperam-se pelo menos 15 mil jovens no Pavilhão Jair Rodrigues
Esperam-se pelo menos 15 mil jovens no Pavilhão Jair Rodrigues   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Pelo menos 15 mil jovens devem passar pelo Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, em Praia Grande, até esta quarta-feira (25), quando termina a 4ª Feira do Estudante. O evento faz parte do Festival da Juventude, realizado neste mês pelo município. A entrada é de graça.


No local, os jovens encontram informações sobre carreiras, cursos e mercado profissional. Também participam de palestras e conhecem bolsas e descontos oferecidos por instituições de ensino da região. 


Afinal, sair do Ensino Médio e dar um passo rumo ao futuro ainda geram dúvidas e incertezas, como diz a estudante Natuanni Meireles, de 18 anos. Ela pensa em fazer Ciências Biológicas “desde pequena”, mas também cogita Farmácia. “Tem o lado financeiro e o emprego depois de formada. Isso também pesa”, diz. 


Maria Gabriella Simões, de 25 anos, se acha mais segura para escolher. Entrou pela primeira vez na universidade aos 17. Fez três anos de Engenharia Civil. Casou. Teve um filho, João Victor, agora com 5 anos, e deixou o curso. Agora, planeja fazer Farmácia.


“A gente tem que decidir muito cedo o que fazer da vida e nem sempre é o que você realmente gosta”, comenta. “Nunca é tarde para começar ou recomeçar”. 


Unidas 


Karen Hapuque, de 22 anos, Vitória Araújo Chaves, de 17 anos, e Danieli Flor de Brito, de 18 anos, decidiram fazer Ciências Contábeis. Viraram amigas e descobriram sua vocação no curso técnico de Contabilidade. “É uma área que te amplia o mercado de trabalho e ajuda até para prestar um concurso, se for o caso”, comenta Karen.  


E elas aproveitaram para conhecer as universidades que oferecem o curso. “Vi pelo menos três. Também vou fazer o Enem e tentar bolsa”, acrescenta Danieli. 


Missão 


A Feira do Estudante surgiu a partir dos dados levantados pelo Mapa da Juventude, um projeto da Subsecretaria de Assuntos de Juventude de Praia Grande, feito em 2014. A ideia é “ajudar a responder àquela pergunta: ‘O que faço depois que o Ensino Médio terminar?’”, explica o subsecretário, Augusto Schell.


Logo A Tribuna
Newsletter