Extensão do VLT pode beneficiar quase 3 milhões de pessoas em Praia Grande e Litoral Sul

Prefeito Alberto Mourão aguarda reunião na Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, que estava programada para fevereiro, mas deve ocorrer neste mês

Por: Antonio Marcos & De A Tribuna On-line &  -  03/03/19  -  09:40
Após o ato, vítima foi deixada por policiais no Terminal Tude Bastos
Após o ato, vítima foi deixada por policiais no Terminal Tude Bastos   Foto: Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande quer acelerar a chegada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao Município. Para tratar sobre o tema, aguarda uma reunião na Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, que estava programada para fevereiro, mas deve ocorrer neste mês.


A ação beneficiaria também as demais cidades do Litoral Sul melhorando, inclusive, o acesso da população a serviços na área da saúde, educação e ainda fomentando o desenvolvimento econômico. No total, cerca de 2,8 milhões passageiros por mês utilizariam o novo serviço, média de 90 mil por dia.


O prefeito Aberto Mourão defende uma maior percepção metropolitana na tomada de decisões em busca de resolver questões na Baixada Santista. A cidade reivindica há anos que o VLT seja estendido até o Terminal Tude Bastos, por meio de uma ligação da Ponte dos Barreiros, e que o transporte intermunicipal, do terminal em direção ao Litoral Sul, seja através do modo BRT (Bus Rapid Transit - Veículo Leve sobre Pneus).


“Ainda tem R$ 800 milhões de investimento para manter quase o mesmo fluxo de passageiros atual. Acaba que com isso estão deixando 2,8 milhões de pessoas por mês fora da integração do transporte. Mais gente no sistema significa também baixar o custo do subsídio do Estado, assim teremos maior equilíbrio para a operação”, disse Mourão em conversa com A Tribuna Online.


  Foto: Luigi Bongiovanni/Arquivo

Conheça o Projeto

A proposta é interligar o sistema VLT ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo, através da Avenida Angelina Preti, no Quarentenário, em São Vicente, em uma extensão de aproximadamente 3,8 km. A partir daí o sistema seria integrado ao do BRT, que dentro de Praia Grande seguiria pelas laterais da Via Expressa Sul e da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, seguindo até Peruíbe.


Logo A Tribuna
Newsletter