Docente de Praia Grande está na final do Prêmio Professor Transformador 2020

Zaquel Zandonadi concorre na categoria Ensino Fundamental II

A assistente técnico pedagógico (ATP) de Praia Grande, Raquel Santos Zandonadi, está entre os três finalistas, na categoria Ensino Fundamental II, na 1ª edição do Prêmio Professor Transformador 2020. A grande final ocorre na terça e quarta-feira (14 e 15), em evento que será realizado online, das 15 às 17 horas, nos dois dias. Interessados em acompanhar a premiação e palestras podem efetuar a inscrição gratuita pelo endereço eletrônico.

Raquel Zandonadi concorre ao prêmio com o projeto "Fanfiqueiros de Papel", desenvolvido com alunos da EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude, onde lecionava antes de passar a exercer a função de ATP. Com a iniciativa, a docente propôs aos estudantes escolherem uma série que todos gostavam, sendo que, a produção La Casa de Papel foi a mais votada. A partir daí os jovens realizaram uma análise profunda da série.

Com o conteúdo em mãos, foi a vez dos estudantes escreverem referente à interpretação que tiveram sobre La Casa de Papel. Para isso, a professora usou como ferramenta uma plataforma de fanfic, a Spirit Fanfiction, onde os jovens puderam produzir seus textos. Por fim, os alunos trocaram entre si a experiência de participar do projeto e, como resultado final, prepararam uma Fanzine (revista feita por e para fãs).

Essa não é a primeira vez que Raquel Zandonadi chega a fase final de um concurso nacional na área da educação. Em 2018, a professora de língua portuguesa conquistou o 1º lugar na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, com o projeto "Minhas Memórias - O Embate de Vozes na Construção da Identidade de Alunos-Sujeitos". Esta competição cultural tem organização do Ministério da Educação.

Tudo sobre: