Doação de óculos beneficia 15 alunos da Educação Infantil em Praia Grande

Iniciativa ocorreu dentro do programa 'De Olho no Futuro'

Por: De A Tribuna On-line  -  10/05/19  -  14:39
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande realizou a entrega de 15 óculos de grau para alunos da Educação Infantil de uma unidade de ensino do município na última quarta-feira (8). A ação faz parte do programa ‘De Olho no futuro’, realizado graças à parceria das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap).


A iniciativa também contou com apoio do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso que disponibilizou os óculos para doação. O programa De Olho no Futuro teve início no ano passado. Nesta primeira fase, mais de 2 mil alunos, com idade de 4 e 7 anos, de oito unidades de ensino passaram pela triagem de acuidade visual.


Deste total, 311 estudantes foram encaminhados para consultas com Oftalmologista. Para tanto, a Sesap disponibilizou profissional da área que atendeu as crianças em cinco mutirões, resultando em 54 meninos e meninas que apresentaram a necessidade de usar óculos. 

Em 2019, o De Olho no Futuro entrou em nova fase graças a capacitação realizada pela Sesap com professores e equipes técnicas das escolas de Educação Infantil. Após o aprendizado, os profissionais ficaram responsáveis em fazer a atividade de acuidade visual junto com os alunos.


Com isso, mais de 7 mil crianças das 33 unidades de ensino receberam o programa. Agora os docentes fazem a tabulação e o resultado será encaminhado para a Sesap, que ficará responsável pela próxima fase. Presente na entrega dos óculos, a secretária de Educação de Praia Grande, Nanci Solano Tavares de Almeida, explicou como surgiu a ideia de começar o programa. 

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que o programa entrará em nova fase até o final do ano. “Queremos ampliar o número de alunos atendidos estendendo para turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Com isso, mais de 12 mil estudantes serão diagnosticadas pelo programa. Muitas vezes, a criança não tem noção de que não vê direito pois está acostumada a ter uma defasagem na visão. O programa vem para solucionar isso”. 


Logo A Tribuna
Newsletter