De andador, idoso de 82 anos é obrigado a subir escadas de Fórum em Praia Grande; VÍDEO

Elevador do local não funciona há meses. Homem ressalta constrangimento e falta de sensibilidade do local

Por: Ágata Luz  -  21/01/21  -  11:10

Intimado para comparecer ao Fórum de Praia Grande, um idoso de 82 anos - que utiliza andador para se locomover - foi obrigado a subir as escadas do local para, enfim, chegar ao primeiro andar e participar de audiência de justificação.


Com mobilidade reduzida,Francisco André de Souza precisou da ajuda da filha e do advogado para subir o lance de escadas, já que elevador estava quebrado. "Me senti frustado", diz Souza. Indignados com a situação, acompanhantes filmaram a cena.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



A situação ocorreu na última sexta-feira (15), no Fórum Cível da Comarca de Praia Grande. "Não bastasse ter que comparecer ao fórum, ter que sair de seu lar no momento em que pede-se para que pessoas como ele fiquem em casa, teve que suportar grande constrangimento", afirmou o advogado de Souza, Roberto Abreu.


De andador, idoso de 82 anos é obrigado a subir escadas de Fórum
De andador, idoso de 82 anos é obrigado a subir escadas de Fórum   Foto: Reprodução

Morador do bairro Guilhermina, em Praia Grande, Francisco André destaca que além do constragimento, ficou bem cansado. O único auxílio prestado pelo Fórum aconteceu quando profissionais do local disseram que o juíz havia pedido para alguém subir o idoso em uma cadeira de rodas. Porém, ao serem avisados que Francisco André não era cadeirante, a possibilidade foi descartada e o local apenas disponibilizou um funcionário para ajudar.


"Estamos diante de uma grande incógnita, pois quem deveria cumprir com a lei e garantir o direito de acessibilidade a todos não cumpre, é da Justiça que se espera o exemplo e é através dela que nós depositamos as nossas esperanças", lamentou o advogado.


Ainda de acordo com Abreu, as reformas são frequentes no local, mas a acessibilidade é deixada de lado, pois o elevador não está funcionando há meses. Segundo ele, tanto representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quanto do Ministério Público (MP) são colocados ao Fórum frequentemente, mas não tomam nenhuma providência.


Francisco André de Souza, de 82 anos, precisou da ajuda da filha e do advogado para subir o lance de escadas
Francisco André de Souza, de 82 anos, precisou da ajuda da filha e do advogado para subir o lance de escadas   Foto: Arquivo Pessoal

Resposta


Procurado por ATribuna.com.br, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) afirmou que o Fórum de Praia Grande está passando por uma grande obra de ampliação e reforma geral, cujo escopo engloba a acessibilidade do prédio. De acordo com a nota, é uma preocupação do TJSP ampliar a acessibilidade de seus prédios e, assim, garantir a livre e autônoma circulação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A obra em Praia Grande foi iniciada em março de 2020, com previsão de duração de dois anos.


Com relação ao elevador, o equipamento apresentou defeito e a administração do prédio acionou a empresa responsável pela manutenção, que retirou a placa danificada para conserto. Na ocasião da audiência, a equipe do fórum esteve à disposição para auxiliar o jurisdicionado.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter