Criança de Praia Grande luta contra rara doença que causa lesões nas vias respiratórias

O procedimento cirúrgico que será feito em Portugal aumentará o período que Pedro Henrique precisa passar por outras operações

Por: Carlos da Hora  -  11/09/20  -  11:15
  Foto: Reprodução/Instagram

O garoto Pedro Henrique Pereira Passos, morador de Praia Grande, foi diagnosticado com uma patologia rara e ameaçadora, intitulada papilomatose laríngea, recorrente de quando ele tinha apenas um ano e oito meses. Desde então, o menino vem lutando bravamente contra a doença.


'Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos'


Hoje com quatro anos, Pedro já passou por 18 abordagens cirúrgicas. Em dezembro de 2019, elas começaram a serem feitas mensalmente. Essas cirurgias são realizadas para a retirada das lesões que acabam surgindo e obstruindo as vias respiratórias, cordas vocais e traqueias.


A jovem Milena Martins, mãe do menino, conta que ele é traqueostomizado há dois anos. "Foi feita justamente para que exista uma válvula de escape caso as lesões surjam antes da próxima cirurgia e obstruam por completo as vias respiratórias dele, levando a uma parada".


Mesmo com a doença, Milena garante que Pedro é uma criança como todas as outras. "Ele come normalmente e de tudo, tem algumas limitações, claro, mas é uma criança bem agitada".


Recentemente, surgiu uma possibilidade do garoto realizar um procedimento cirúrgico onde será utilizada uma medicação que não pode ser usada onde ele faz seu tratamento atual. Este remédio fará com que os espaços entre as cirurgias sejam maiores, fazendo com que o vírus vá se enfraquecendo cada vez mais.


Pedro Henrique tem um perfil no Instagram onde seu dia a dia é publicado
Pedro Henrique tem um perfil no Instagram onde seu dia a dia é publicado   Foto: Reprodução/Instagram

Contudo, esta intervenção cirúrgica será feita em Portugal e, com isso, Milena decidiu vender brownies para arrecadar a quantia, revertida para arcar com os custos da viagem e despesas médicas. Além das vendas, foi aberta uma vaquinha online.


Toda a trajetória do pequeno Pedro em busca dos recursos necessários para a importante cirurgia é registrado no Instagram, onde os pedidos do doce também podem ser feitos.


Logo A Tribuna
Newsletter