Criança de Praia Grande aguarda há uma semana para saber se está ou não com tuberculose

Internado no Hospital Irmã Dulce, Gabriel Silva Godan, de 12 anos, tem quadro clínico delicado e piora a cada dia

Por: Carlos da Hora  -  10/11/20  -  10:18
Gabriel está internado no Hospital Irmã Dulce desde o último dia 2
Gabriel está internado no Hospital Irmã Dulce desde o último dia 2   Foto: Arquivo Pessoal

Sem respostas há cerca de uma semana, a família do garoto Gabriel Silva Godan, de 12 anos, está em desespero. O menino está internado no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, com suspeita de tuberculose. Segundo os pais, ele está com um dreno ligado ao pulmão e corre risco de contrair mais infecções. O resultado dos exames ainda não saiu e, com isso, ele não pode tomar medicamentos. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Segundo William Ylton Godan, pai de Gabriel, o garoto começou a passar mal no dia 29 de outubro, quando foi levado para o hospital. Lá, foi realizado um Raio-X e tomografia, que constataram água no pulmão do estudante. A drenagem foi feita e ele foi liberado no dia seguinte, mas sem o exame confirmando o que Gabriel realmente tem. 


Após quatro dias, a família decidiu retornar ao hospital. Ao passar por uma consulta, foi constatado que Gabriel tem uma infecção bacteriana, além de mais água em seu pulmão.


Em conversa com ATribuna.com.br, William falou do processo de internação do seu filho. "Foi colocado um dreno da costela ao pulmão, O procedimento foi feito em uma sala comum da recepção. Comunicamos à médica de plantão que ele tinha tido contato com a irmã, que está em tratamento de tuberculose, mesmo assim foi colocado em um quarto com mais nove pacientes, oferecendo risco a ele e aos outros presentes na sala", desabafou. 


Desde então, Gabriel segue sem ter feito o exame para constatar se o que ele tem é mesmo tuberculose. Na última sexta-feira (6), o estudante chegou a ter amostras recolhidas e levadas para exame, mas sem resultados até aqui. 


O pai se preocupa com o saúde do filho, que a cada dia internado tem uma leve piora no quadro. "Meu filho ainda continua internado, sem nenhuma melhora, só piora na verdade. O líquido do dreno continua saindo e a febre aumentando", contou. 


Em nota, a direção do Hospital Municipal Irmã Dulce esclarece que não procede qualquer informação de descaso no atendimento ao paciente. Desde o primeiro atendimento, no último dia 29, o paciente recebeu toda a assistência necessária, adequada ao quadro apresentado na ocasião.


Neste momento, ele se encontra internado em leito isolado, devidamente assistido, medicado e passando por processo de investigação diagnóstica, para definição da conduta terapêutica a ser adotada. Importante ressaltar que o resultado de alguns exames não saem imediatamente, demandando alguns dias para ficar pronto.


Nesse meio tempo, o paciente encontra-se estável e permanentemente monitorado, tendo realizado exames, como raio-x e tomografia. A direção do Hospital permanece à disposição dos familiares para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.


Logo A Tribuna
Newsletter