Com 5 mil participantes, Praia Grande comemora 4ª edição do Passeio Ciclístico

Evento, que percorreu a Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia) entre os Bairros Caiçara e Mirim, foi realizado na manhã deste domingo

Por: Mariana Nadaleto & De A Tribuna On-Line &  -  20/01/19  -  13:45
  Foto: José Luiz Borges

A 4ª edição doPasseioCiclístico de Praia Grande foi realizada na manhã deste domingo (20), entre os Bairros Caiçara e Mirim.O evento, que contou com 5 mil pessoas, percorreu a Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia) por 9 km.


Com saída e retorno na Praça Jornalista Geraldo Ferraz, no Bairro Caiçara, opasseio teve início as 9h30 (de Brasília) e seguiu pela orla da praia até o Bairro Mirim onde fez o retorno pela Rua Gilberto Fouad Beck.O evento faz parte das comemorações dos 52 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, celebrado oficialmente no último sábado (19).


Antes do início do passeio, os participantes ganharam uma aula de alongamento, para se prepararem para enfrentar os 9 km do percurso, e ainda puderam aproveitar a apresentação da Banda do 6º Batalhão da Polícia Militar. Na volta do passeio, os participantes receberam frutas e curtiram o show do Trio Via Mari.


Márcia Macedo levou o pet Paçoca para o passeio
Márcia Macedo levou o pet Paçoca para o passeio   Foto: Mariana Nadaleto/AT

Marcia Macedo, 51 anos, participou de todas as edições. Neste ano, ela trouxe um parceiro pra lé de especial. "Esse ano eu trouxe o Paçoca - cachorro de estimação -, porque ele adora andar de bicicleta. Acho legal o evento porque incentiva o esporte pedalar é confortável, agrada a todos", disse.


De cadeira de rodas, o aposentado Marcos Castanha, 49 anos, puxou a fila dos mais rápidos da festa. "Comecei neste ano como paraciclista. A motivação é muito gostosa porque estar envolvido com a turma nos traz uma sensação de liberdade, além dessa comunhão com as pessoas que é muito bacana. Sou paraplégico há 30 anos e me tornei paratleta há seis meses. Gosto muito desses eventos", comemorou.


Paraplégico há 30 anos, o aposentado Marcos Castanha puxou a fila dos mais rápidos
Paraplégico há 30 anos, o aposentado Marcos Castanha puxou a fila dos mais rápidos   Foto: Mariana Nadaleto/AT

O secretário de Esporte e Lazer, José Carlos de Souza, explica que o Passeio é muito interessante, pois agrada os moradores de Praia Grande e ainda traz os turistas para a Cidade.


"Estamos em uma praça maravilhosa, em um bairro maravilhoso. Para nós, gestores, é muito bom. Praia Grande está de parabéns pelo seu aniversário e a TV Tribuna também, pelo evento. É um passeio em família, cheio de avós, pais, filhos e netos. Isso é uma festa muito alegre e estimula o uso da bicicleta".


Atualmente, Praia Grande conta com 94,9 km de ciclovias. E a evolução do sistema em Praia Grande é constante. Somente na última década foram construídos aproximadamente 39 km a mais de ciclovias em diversos bairros da Cidade (em 2008 eram 56,3 km de ciclovias construídas). E com os trechos já projetados a intenção da Administração Municipal é que nos próximos anos Praia Grande ultrapasse os 100 km construídos.


A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando Praia Grande ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o país, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.


Logo A Tribuna
Newsletter