Carreta oferece banho quente a moradores de rua em Praia Grande

Iniciativa foi criada por membros de comunidade católica da cidade; pessoas recebem kit de higiene e refeição

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  09/07/19  -  14:48
Carreta conta com dois chuveiros e oferece cerca de 30 banhos aquecidos por noite
Carreta conta com dois chuveiros e oferece cerca de 30 banhos aquecidos por noite   Foto: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado

Um ato de solidariedade vem aquecendo o inverno de pessoas em situação de rua em Praia Grande. Uma carreta de banho circula por bairros da cidade com água aquecida e roupas limpas para aqueles que sofrem com as baixas temperaturas. A iniciativa foi criada por voluntários de uma das paróquias da cidade.


O projeto "Amigos do Banho" surgiu no fim de 2017, mas foi inaugurado em novembro de 2018. Desde então, a carreta itinerante passa por bairros do município todas as quartas-feiras. Por dia, a ação consegue oferecer cerca de 30 banhos com água aquecida.


Cada pessoa recebe um kit de higiene, roupas limpas e, quando disponível, um cobertor. Após o banho, eles também ganham uma marmita com arroz, feijão, carne, além de pão e suco. Ao todo, cerca de 400 refeições são distribuídas e 100 banhos são tomados.


De acordo com o criador da carreta, Rubens Prado, a ideia de oferecer banho a moradores de rua surgiu após o hábito de sair à noite para ajudar quem precisa. "Fazemos refeições há dois anos, e tive a ideia ao conhecer a vida e as condições de higiene que essas pessoas apresentam. Pesquisei e consegui construir, com o apoio da igreja".


Voluntários preparam cerca de 400 refeições mensais para pessoas em situação de rua
Voluntários preparam cerca de 400 refeições mensais para pessoas em situação de rua   Foto: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado

O projeto foi criado com o aporte financeiro da Paróquia Santo Antônio, de Praia Grande. Mas, Rubens ressalta que, no dia a dia, não faz nada sozinho. Uma equipe formada por cerca de 15 membros das capelas Espírito Santo e Mãe de Deus prepara as marmitas e o ajuda no funcionamento da carreta de banho.


O gesto de solidariedade é prontamente devolvido por quem recebe essa ajuda. "Um homem voltou para nos agradecer, dizendo que, com o banho e a roupa nova, teve forças para voltar para a família e conseguiu arrumar um emprego", lembra. 


Ele explica que, apesar do gesto de amor, o preconceito ainda é uma barreira quando se trata de ajudar pessoas em situação de rua. “Às vezes, não saímos por falta de roupas, pois 90% dos que tomam banho são homens. Existe muito preconceito em doar roupas e alimentos, acham que estamos incentivando para que essas pessoas fiquem na rua”, lamenta.


Refeições são compostas por arroz, feijão, mistura, pão e suco
Refeições são compostas por arroz, feijão, mistura, pão e suco   Foto: Arquivo Pessoal/ Rubens Prado

Logo A Tribuna
Newsletter